O Hospital Espanhol, centro de referência de tratamento contra a Covid-19 na Bahia, voltou a operar com 240 leitos a partir desta sexta-feira (2). A unidade localizada em Salvador aumentou o número de leitos para atender a alta dos casos de pessoas infectadas pelo vírus.

Dos 240 leitos, 120 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 120 de enfermaria. O número total de vagas é o mesmo disponibilizado nas outras quatro ondas da pandemia que teve inicio em 2020.

No início do mês de novembro, o hospital contava com apenas 80 leitos. No dia 23 do mesmo mês, o número foi dobrado para atender a demanda de pacientes.

Pessoas internadas

De acordo com a assessoria do hospital, a taxa de ocupação nas UTIs é de 73% e na enfermaria é de 78%. Os dados foram informados na manhã desta sexta.

Ainda de acordo com a assessoria, de cada 10 pacientes aqui internados, oito não estão com o seu ciclo vacinal completo com as 04 doses.

A assessoria ainda informou que as taxas de ocupação dos leitos são rotativas, porque o fluxo da regulação está em alta e a unidade recebe pacientes de outras unidades de saúde da capital, da Região Metropolitana e do interior do estado.

G1