INSS faz 10 mudanças e aposentados e pensionistas precisam ficar atentos.

Quem é aposentado, pensionista ou recebe algum tipo de benefício como BPC ou auxílios pagos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem ficar bem atentos as mudanças tantos em pagamentos com cartão como em procedimentos.

Recebimento de aposentadoria será feito em conta-corrente

Ao todo foram feitas 10 mudanças importantes. Confira abaixo:

1) INSS passa a permitir mudança na forma de receber aposentadoria
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem por meio de cartão magnético poderão solicitar a transferência do pagamento do benefício para depósito em conta corrente, usando o aplicativo ou o site Meu INSS.

INSS: Novos saques de R$ 62 mil em atrasados é liberado para aposentados e pensionistas.

2) Prova de Vida está suspensa pelo INSS
O INSS suspendeu a prova de vida por 120 dias. O órgão anunciou que todos os beneficiários não terão interrupção nos pagamentos por não realizar a prova de vida pelos próximos quatro meses, a partir deste mês de março.

3) Mudança de pagamento com cartão
A partir ano todos os novos pagamentos serão feitos automaticamente por cartão magnético, segundo informou o INSS. Esse cartão tem as mesmas funções de um cartão de débito, e o segurado não será mais obrigado a abrir uma conta-corrente em um banco, como se fazia até dezembro de 2019. Veja detalhes da mudança logo abaixo:

Como está sendo a partir de 2020 ?

O INSS vai modificar a forma de pagamento do primeiro benefício para aposentados e pensionistas.

A alteração deverá começar a valer em 2020, conforme anunciou o órgão.

O segurado vai poder utilizar o cartão-benefício para fazer compras no débito automático.

Dessa forma, não precisará sacar o dinheiro todo de uma só vez.

Além disso, os beneficiários não precisarão abrir uma conta-corrente para ter direito ao débito.

O cartão estará atrelado à conta-benefício.

Por isso, não será cobrada nenhuma taxa ou anuidade do segurado.

O INSS diz que a medida trará mais segurança ao segurado, que não precisará sair das agências com todo o valor do benefício em mãos.

Aposentados e pensionistas do INSS: como pedir liberação para não pagar IPTU

4) Atendimento remoto das agências do INSS é prorrogado até 22 de maio
Nesta quinta-feira (30), foi publicada a Portaria Conjunta nº 13 que prorroga, até o dia 22 de maio, o atendimento remoto nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este prazo poderá ser antecipado ou prorrogado, observadas as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

5) Mudança no atendimento por telefone
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também informou que realizou algumas manduças em sua Central de atendimento. O órgão disse que os pedidos de Certidão para saque de PIS, PASEP e FGTS devem ser feitos exclusivamente pelo telefone 135.

Da mesma forma, os cidadãos também não devem se dirigir às agências para atualizar dados do Imposto de Renda Direto na Fonte (DIRF) e pedir cópia de processo, ambos no caso de titular falecido. Todos esses serviços estão disponíveis apenas pela Central de Atendimento 135.

Nova medida do INSS beneficia 12 milhões de aposentados e pensionistas

6) INSS passa a oferecer prorrogação automática do auxílio-doença
Os pedidos de prorrogação de auxílio-doença serão feitos automaticamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o INSS, os pedidos de prorrogação serão efetivados de forma automática a partir da solicitação, por 30 dias, ou até que a perícia médica presencial retorne, limitado a 6 (seis) pedidos.

7) Aposentados e pensionistas devem fazer atualização de dados sem sair de casa.

As pessoas que recebem algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentados e pensionistas, devem manter seus dados de contato, como endereço, telefone e e-mail, sempre atualizados junto à instituição. A informação foi divulgada polo INSS. A atualização pode ser feita através do Meu INSS (gov.br/meuinss) ou da Central Telefônica 135.

>Concurso do INSS publica edital com mais de 8 mil vagas

8) INSS suspende exigências para o segurados rurais.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu a autenticação de documentos e os prazos para cumprimento de exigências dos segurados especiais rurais. Está dispensados pelo prazo de 120 dias a autenticação de documentos nas unidades de atendimento do INSS e suspensos os prazos para cumprimento de exigências que não puderem ser cumpridas pelos canais remotos.

Aposentados, BPC e pensionistas do INSS podem sacar Auxilio Emergencial?

9) Novo serviço para ajustar marcação de perícia médica

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou um serviço para que os segurados façam acertos na marcação de perícia médica. A Portaria 104 disciplina o serviço de crítica cadastral, referente à marcação de perícia inicial e à prorrogação em benefícios por incapacidade. De acordo com a portaria, o serviço está disponibilizado exclusivamente para requerimento realizado por meio da Central 135.

Alerta aos aposentados e pensionistas do INSS: cuidado com este golpes.

10) Portaria estabelece antecipação de um salário mínimo para auxílio-doença
O INSS também está fazendo a antecipação de um salário mínimo para os segurados que têm direito ao auxílio-doença. O benefício terá duração máxima de três meses, contatos a partir da data do início do benefício. A concessão se dará sem a realização de perícia médica, enquanto perdurar o regime de plantão reduzido de atendimento nas Agências da Previdência Social. Para solicitar o auxílio-doença, o segurado deve anexar atestado médico junto ao requerimento, mediante declaração de responsabilidade pelo documento apresentado, por meio do portal ou aplicativo Meu INSS.