A Prefeitura de Jacobina decretou estado de emergência em toda zona rural e urbana do município devido os efeitos da forte chuva que atinge a cidade desde a segunda-feira, 2.

O decreto aponta também a previsão de novas chuvas e torna possível a realização de ações de assistência à população afetada, bem como o cadastramento das famílias atingidas sob a direção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

O decreto entra em vigor imediatamente e tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogado se necessário.

Todos os órgãos municipais foram convocados para atuar em ação conjunta e em período integral, sob a coordenação da Defesa Civil da cidade em ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário municipal.

O documento também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de cadastramento, assistência e campanhas de solidariedade às famílias atingidas.

Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva entre a segunda e terça-feira, 3, foi de 140mm. No bairro Brotinha, um dos mais afetados, a laje de duas casas cedeu e afundou.

O trecho de uma encosta que fica na BR-324 rodovia foi interditado devido um deslizamento de terra. O número de pessoas já encaminhadas a abrigos ainda não foi contabilizado.

A Tarde