Um vídeo que tem circulado nas redes sociais mostra um homem sendo empurrado para dentro de uma viatura durante uma ação policial no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. O rapaz detalhou nesta quinta-feira (6/2) como tudo aconteceu.

Tiago Santana do Rosario, de 24 anos, explicou que parou sua motocicleta na Rua Melo Morais Filho, na manhã de quarta-feira, para colocar uma recarga no celular. “Dois policiais me chamaram e eu fui até a eles. Eles pediram o documento da minha moto e minha habilitação, eu dei. Depois, eles me pediram pra empurrar a moto até um local que estava acontecendo uma blitz e fiz o que eles pediram”, conta o jovem.

A motocicleta, segundo ele, estava com todos os documentos pagos, mas faltava um retrovisor. Os policiais teriam dito que iriam apreender o veículo mesmo com Tiago respondendo que compraria o retrovisor e instalaria naquele momento. “Eles falaram que eu estava falando demais, que eu desacatei eles, que era para eu entrar na viatura. Eu falei a eles que eu não fui pego com nada de errado para entrar na viatura”, relata.

As imagens gravadas por uma testemunha mostram Tiago sendo levado para o veículo, com policiais segurando seus braços e pernas. Ele se debate e tenta se soltar, conseguindo, em um primeiro momento, não entrar nos fundos da viatura. O vídeo termina sem mostrar se ele é levado ou não.

De acordo com o jovem, os policiais aplicaram uma espécie de “mata-leão”, manobra que o deixou inconsciente.  “Eu desmaiei, quando eu acordei já estava dentro da viatura com um rapaz q filmou a agressão, eles obrigando o rapaz a apagar o vídeo”, relembra.

Tanto Tiago como o homem que gravou a ação foram levados a 4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano). Eles foram ouvidos e liberados. “Eles não me pegaram nem conduzindo a moto, eu estava parado! Semana passada foi com um jovem em Paripe, agora comigo, quando isso vai parar?”, desabafa.

Em nota, a Polícia Militar fonfirmou a ocorrência e detalhou que a ação envolveu agentes do Esquadrão de Motociclistas Águia. Segundo a corporação, agentes faziam uma operação quando o “condutor de uma motocicleta desobedeceu à ordem legal de parada, sendo necessário uso de força para conter o indivíduo”. A PM contou ainda que o vídeo será encaminhado ao comando do Esquadrão Águia para ser avaliado.