Kannário alerta para necessidade de interiorização das ações de prevenção do câncer de mama

O deputado federal Igor Kannário (DEM) defendeu a ampliação das ações de prevenção e tratamento do câncer de mama no interior do estado. Para o parlamentar, os municípios do interior, especialmente os menores, ainda sofrem com a falta de informações e de atividades preventivas, o que termina por deixar desassistida uma grande parcela de mulheres baianas.

Neste sentido, Kannário acredita que os poderes públicos municipais, estadual e federal, em conjunto, deveriam planejar e executar mais ações voltadas especificamente para as cidades menores. “Não podemos ver ações destinadas apenas para a capital e grandes cidades. Quem mora em cidades isoladas e menores, no interior do estado, fica ainda mais vulnerável. É necessário ter uma ação maior nesses locais, principalmente de prevenção, levando informações e conhecimento ao público”, defendeu Igor Kannário, que aproveitou o Outubro Rosa para fazer o alerta.

Entre os tipos de câncer, o de mama é o que mais causa morte de mulheres. Por isso, o diagnóstico precoce e as ações prevenção são fundamentais, já que podem levar à cura. “Nós também fazemos um alerta às mulheres para que elas realizem o autoexame das mamas. Ele é muito importante e pode auxiliar na hora da prevenção e do diagnóstico, já que a maioria dos cânceres de mama são identificados pelas próprias mulheres”, afirmou.

Informe Baiano