No primeiro trimestre de 2023, a Neoenergia Coelba, responsável pelo fornecimento de energia na Bahia, registrou 324 ocorrências de roubo de cabos no estado. Além disso, foram registrados furtos em equipamentos que compõem a rede elétrica, o que prejudica o sistema de distribuição de energia. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5), pela empresa.

No final de abril, a empresa participou de mais uma fase da Operação Metallis, iniciativa do grupo de trabalho criado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para inibir a prática no estado.

A operação resultou na intimação de cinco pessoas por receptação de material furtado e recuperação de 51 kg de fios de cobre.

Além da falta de energia causada pelo furto de cabos, a prática requer que técnicos da distribuidora se desloquem para resolver a ocorrência.

A empresa mapeia os lugares com reincidência da prática e substitui as caixas da rede subterrânea por materiais chumbados com solda e concreto, o que dificulta os furtos.

Além de ilegal, o furto de cabos é realizado por pessoas não capacitadas e autorizadas, o que pode causar acidentes graves e até fatais.

G1