[ad_1]

A Grã-Bretanha deve anunciar a proteção do TikTok em celulares do governo em breve, colocando o Reino Unido em linha com os EUA e a Comissão Europeia e refletindo a preocupação das relações com Pequim.

A decisão marca revés em relação à posição anterior inerte do Reino Unido, mas alguns críticos e especialistas informaram que o país também deveria estender a proteção para telefones pessoais usados ​​por ministros e autoridades – e até mesmo considerar a proteção total, como nos EUA.

Leia mais:

Um anúncio é esperado do gabinete do governo potencialmente até esta quinta-feira (16), disse fontes, e segue revisão oficial envolvendo o Centro Nacional de Segurança Cibernética do governo, e proibições semelhantes anunciados pela Comissão Europeia no mês passado e os EUA nas últimas três semanas.

Na segunda-feira (13), o primeiro-ministro, Rishi Sunak, indicou que estava pensando em seguir o exemplo, dizendo que tomará “quaisquer medidas necessárias” para proteger a segurança da Grã-Bretanha.

O primeiro-ministro disse que o Reino Unido estava “olhando para o que nossos aliados estão fazendo”, após relatos iniciais de que uma proteção seria recomendada no fim de semana.

Pelo menos dois ministros usam o TikTok. Michelle Donelan, ministra de ciência e tecnologia, e Grant Shapps, secretário de energia e net zero, também contam no aplicativo usado por milhões de jovens, uma série de celebridades e outros influenciadores.

Até recentemente, o Reino Unido não estava de olho no TikTok, com oficiais de inteligência argumentando que era essencialmente para entretenimento. Jeremy Fleming, o chefe do GCHQ, disse, em outubro, que encorajaria os jovens a usar o TikTok, mas disse que os faria “pensar sobre” como seus dados pessoais são usados.

Os receios parecem estar centrados em preocupações de longa data sobre a lei de segurança nacional de 2017 na China, que exige que organizações e cidadãos “apoiem, ajudem e cooperem com o trabalho de inteligência do Estado”. Ela foi citada no passado para justificar a retenção do kit Huawei no Reino Unido e outras redes de telecomunicações 5G.

O TikTok disse, nesta semana, que ficaria “desapontado” se o Reino Unido vetasse o aplicativo em telefones oficiais. Referindo-se a proibições do app em dispositivos em outros países, disse: “Decisões semelhantes […] foram sugados em medos equivocados e aparentemente impulsionados por geopolítica mais ampla, mas continuamos comprometidos em trabalhar com o governo para resolver preocupações.”

Charles Parton, especialista em China com 22 anos de experiência no Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e trabalhando com os chineses, disse achar que qualquer cuidado deveria ser forçado para cobrir ministros e autoridades em seus telefones pessoais.

Tudo isso se deve à falta de uma cultura de segurança. Nos dias de União Soviética, havia o reconhecimento geral de que algumas coisas tinham que eram proibidas. Mas a China, embora seja ameaça maior de longo prazo à nossa segurança, proteção econômica, valores e dados, não é vista da mesma forma. Deveria ser.

Charles Parton, especialista na China

Nesta semana, o Reino Unido publicou sua Revisão Integrada de Defesa e Política Externa e suportou resistir sua linguagem em relação à China, descrevendo o país como “desafio que define uma época” – enquanto recusa se a chamá-lo de ameaça como alguns, incluindo a antecessora de Sunak, Liz Truss, fez.

A embaixada da China em Londres acusou o Reino Unido de entender mal as suas intenções, argumentando que “para todos os países, a China é uma oportunidade que define uma época, não um desafio. A China está comprometida com o caminho do desenvolvimento pacífico”.

O TikTok, de propriedade da empresa chinesa ByteDance, está se esforçando para convencer os legisladores de ambos os lados do Atlântico de que podem abordar as preocupações com segurança de dados e acesso ao seu algoritmo de recomendação, que seleciona o que seus mais de 1 bilhão de usuários veem no aplicativo.

Com informações de O guardião

Imagem destacada: Ascannio/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!



[ad_2]

Olhar Digital