A escritora baiana Helena Parente Cunha morreu no sábado, aos 93 anos. A morte foi confirmada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e por colegas e amigos de Helena nas redes sociais.

Helena era professora da faculdade fluminense, de onde se aposentou em 1997, mas seguiu como professora emérita, e atuou na pós-graduação do Programa em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ.

Ainda não há informações sobre onde ocorreu a morte da baiana, nem sobre seu sepultamento.

Na nota onde lamenta a morte da professora, a Faculdade de Letras do Rio de Janeiro ainda destaca as diversas publicações e premiações recebidas pela professora e escritora em seus vários livros. A Academia de Letras da Bahia também lamentou a morte da escritora, que se formou em Letras na graduação na Universidade Federal da Bahia.

Além de professora e escritora, Helena era ensaísta, tradutora e poetisa. Sua estreia na literatura foi em 1960, com o livro de poemas “Corpo do Gozo”. A baiana publicou 26 livros no Brasil. Sua obra mais marcante é “Mulher no espelho”, publicada no Brasil e com traduções em vários idiomas, incluindo inglês e alemão.

Confira nota da Academia de Letras da Bahia

“A Academia de Letras da Bahia manifesta seu pesar pelo falecimento da nossa correspondente Helena Parente Cunha, ao tempo em que apresenta sinceras condolências aos familiares e amigos. Helena Parente Cunha era formada em Letras pela Universidade Federal da Bahia e atuava como professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de professora, era também poeta, contista, romancista e ensaísta.”

Confira nota da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro

“A Faculdade de Letras comunica, com profundo pesar, o falecimento de Helena Parente Cunha, Professora Emérita da UFRJ, ocorrido em 11 de fevereiro de 2023. Nossa despedida à querida professora do Departamento de Ciência da Literatura e do Programa de Pós-Graduação, pesquisadora, ensaísta e crítica literária, como também poeta, ficcionista e tradutora. É ímpar recordar que em 1954, com bolsa de estudos da Capes, a Professora Helena especializou-se em Língua, Literatura e Cultura Italiana em Perugia, na Itália, o que foi importante para a área de estudos italianos na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Desde 1968, trabalha na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde exerceu cargos como o de Diretora de Unidade, dentre outros de representação na Faculdade de Letras e na UFRJ, até agosto de 1997, quando a professora se aposentou, mas, como professora emérita, atuou na pós-graduação (mestrado e doutorado) do Programa em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ, orientando e ministrando cursos de extensão.

Estreou na literatura em 1960, com o livro de poemas Corpo do Gozo, premiado no Concurso de Poesia da Secretaria de Educação e Cultura da Guanabara, em 1965. Após este, muitos foram as publicações e premiações recebidas e nas páginas de seus vários livros poderemos encontrar um pouco da Professora Helena Parente.

A Faculdade de Letras presta condolências aos familiares, amigos, colegas e lamenta a perda desta grande professora.”

G1