Tina Turner, uma das maiores estrelas da música norte-americana, morreu aos 83 anos de idade nesta quarta-feira (24). O perfil da cantora no Instagram divulgou seu falecimento.

“É com muita tristeza que anunciamos a morte de Tina Turner. Com sua música e sua paixão sem fronteiras pela vida, ela encantou milhões de fãs ao redor do mundo e inspirou as estrelas do amanhã. Hoje nos despedimos de uma querida amiga que nos deixa a sua maior obra: a sua música. Toda a nossa sincera compaixão vai para a família dela. Tina, sentiremos muito sua falta”, diz o comunicado.

De acordo com seu representante para a Sky News, ela estava em casa em Zurique, na Suíça, e estava lidando com complicações de saúde. Em 2016, ela foi diagnosticada com câncer no intestino e chegou a fazer um transplante de rim no ano seguinte.

Ícone do rock n’ roll nos anos 1980, Tina ampliou a voz das mulheres negras no gênero musical. Ela foi considerada como uma das referências de Mick Jagger por suas apresentações energéticas e fortes.

Nascida Anna Mae Bullock em novembro de 1939, a cantora foi criada no Tennessee e começou a se interessar pela música no coral da igreja. Ela teve um relacionamento abusivo com o marido Ike Turner e trabalhou com ele por cerca de 20 anos.

“Meu relacionamento estava fadado ao fracasso no dia que ele percebeu que eu ia ser sua fonte de dinheiro”, escreveu Tina em sua autobiografia, My Love Story, lançada em 2018. “Ele precisava me controlar, econômica e psicologicamente, para que eu nunca pudesse deixá-lo.”

No divórcio, finalizado em 1978, Tina ficou com os direitos de uso do nome artístico e dois carros. Sua estreia na música aconteceu em julho de 1960 com A Fool In Love, que a levou para as paradas de sucesso nos Estados Unidos.

Tina realizou mais de 10 turnês mundiais e lançou diversos álbuns como Acid Queen (1975), Rough (1978), Love Explosion (1979), Private Dancer (1984), Foreing Affair (1989), entre outros. A artista não mostrou talento apenas na música. Tina fez filmes e participações em programas de TV ao longo da carreira.

O.Globo