A morte do traficante e fundador da facção Bonde do Maluco (BDM), José Francisco Lumes, o “Zé de Lessa”, que confrontou a polícia do estado do Mato Grosso, na madrugada de quarta-feira (04/12), motivou o cancelamento de diversos eventos na região da Chapada Diamantina, principal reduto do marginal.

Levantamento realizado pelo Jornal da Chapada, parceiro do Informe Baiano, aponta que mais de 10 eventos que aconteceriam neste final de semana, nos municípios de Seabra, Iraquara e Palmeiras, foram adiados ou cancelados, inclusive, a Festa das Patroas com a cantora Anna Catarina.

Nos áudios disparados nas redes sociais, um porta-voz da organização criminosa afirma que “se rolar festa, nós ‘vai’ botar pânico na cidade como vocês nunca ‘viu’. Não queira ver”.

“A covardia que fizeram com o ‘veinho’ não vai ficar de graça, não. Vai ter uma cobrança doida”, disse o traficante. Um áudio enviado ao IB revela a ousadia do marginal.

Em conversa com o JC, moradores de Palmeiras e Seabra lamentaram a situação dramática e perturbadora.

“Alguns desses eventos foram organizados com meses de antecedências. Estamos vivendo um momento muito delicado da segurança pública na região da Chapada”, disse uma pessoa sem se identificar.