Um novo golpe está circulando na praça.

Parece até ingenuidade duvidar que os estelionatários possam criar novas formas de lesar as pessoas de bem. A metamorfose desse tipo ação é impressionante e a tecnologia que apresenta sempre formas de se proteger é a mesma que facilita aos criminosos, apresentarem diferentes maneiras de se dar bem.

Recentemente o advogado rosariense de nascimento, mas pedritense de coração, Sergio Roberto Vieira, foi procurado por um cliente que, desconfiado, pediu-lhe auxílio por conta de uma multa que recebeu de um veículo de sua propriedade, aplicado na cidade de Santa Maria. Acontece que essa pessoa jamais esteve com esse carro na cidade “coração do Rio Grande”.

Em uma mensagem via WhatsApp, o golpista se passando por alguma autoridade de trânsito informava a multa e orientava “clicar abaixo para ver valores/detalhes”. Em uma consulta rápida no site do Detran RS, Sergio Roberto constatou que não havia multa nenhuma atribuída ao veículo em questão. Foi o que bastou para descobrir que se trata de uma nova modalidade de golpe.

Sergio Roberto descobriu, ainda, que o golpe funciona da seguinte forma: a pessoa recebe via mensagem de celular uma mensagem sobre a multa. Clicando no link, a pessoa pode ter o aparelho celular rackeado e todos os dados são furtados, como senhas, por exemplo. Outra possibilidade é a emissão de uma multa falsa, como um boleto com código de barras e tal, para ser paga. Os golpistas ainda tentam convencer a vítima que se ela pagar naquele momento utilizando o código de barras, ela será beneficiada com um desconto, vê se pode.

Fonte: Qwerty