Se você estiver andando nas áreas próximas da praia nas cidades de Oakland e São Francisco, ambas na Califórnia, nos Estados Unidos, não se assuste se ver diversos carros sem travas, com vidros abertos ou até com o porta malas escancarado. A ideia é facilitar a vida do assaltante para que ele não danifique o veículo ao roubar.

Com o aumento de furtos an região, muitos motoristas estavam com problemas de, além de terem materiais levados, precisarem consertar os vidros das janelas e as fechaduras após o crime. Assim, facilitam o trabalho dos ladrões, evitando arombamentos, e provam que não há nada de valor para ser furtado.

Um morador, em entrevista a rede de TV americana ABC, não aprovou a ideia .”Imagine ter que limpar seu carro e deixá-lo aberto em público, só para que as pessoas não quebrem suas janelas. Oakland está triste, estamos com cara de bobo”, reclamou.

Ja a subchefe de polícia interino de Oakland, Drennon Lindsey, em entrevista, disse que os ladrões esepecializados em arrombamento de veículos estão ficando mais avançados. “Isso [a estratégia] realmente não me surpreende. Mesmo que você pense em colocar o laptop no porta-malas… se estiver ligado, eles têm tecnologia para detectá-lo no carro. Mesmo que esteja escondido”, completou.

Ex-vice-chefe da região, Garret Tom disse que, em quase 40 anos na força policial, nunca viu proprietários apelarem a tal medida para “protegerem” os seus veículos. “Estamos numa época diferente. É inacreditável”, comentou ele à KGO-TV.