O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue internado no Hospital Sírio-Libanês. De acordo com o um boletim médico divulgado neste sábado (14), o petista fará apenas exames de sangue.
O boletim disse ainda que Lula “segue lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando”. Não há nova programação de exames de imagem.
O médico Roberto Kalil Filho, que lidera a equipe médica que acompanha o presidente, disse que a previsão é que a alta do petista ocorra no início da próxima semana, quando Lula poderá voltar a Brasília.
Lula foi internado na última segunda-feira (19) após sentir intensas dores de cabeça. Ele passou por exames e foi encontrada uma hemorragia intracraniana, por conta da queda que sofreu em casa, dia 19 de outubro. Ele acabou sendo transferido para São Paulo no mesmo dia.
Na terça (10), Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenar o hematoma. Já na quinta (12), o presidente passou por outro procedimento cirúrgico, uma embolização de artéria meníngea média para bloquear o fluxo de sangue no cérebro. Em seguida, foi retirado o dreno colocado na cirurgia.
Na sexta-feira (13), Lula foi liberado da UTI e segue sob cuidados semi-intensivos. Ele caminhou pelos corredores do hospital e recebeu as visitas da primeira-dama, Janja da Silva, e dos filhos.