projeto de lei que pretende implantar um novo feriado nacional no mês de abril é de autoria do deputado federal Fábio Trad (PSD-MS). Caso seja aprovado, este será o segundo feriado fixo no mês, que já conta com o dia de Tiradentes, comemorado em 21 de abril.

Novo feriado pode ser aprovado no Brasil

A medida do parlamentar propõe criar o Dia Nacional dos Povos Indígenas. Com isso, o dia 19 de abril, quando é comemorado o dia do Índio, se tornará feriado nacional. Portanto, será mais um dia de folga no calendário brasileiro. Mas, lembrando: trata-se de um projeto de lei que precisa ser aprovado primeiro.

Caso seja aprovado, o projeto de lei concede ao dia 19 de abril a mesma importância dada aos feriados de Natal, comemorado em 25 de dezembro, e o dia da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro.

A justificativa do deputado Fábio Trad para propor este novo feriado é de que a comemoração do Dia Nacional dos Povos Indígenas funcionaria como uma data para homenagear os povos que tiveram papel fundamental na construção do Brasil, assim como na formação da nossa cultura e tambem da etnia da população local.

O parlamentar ainda acrescentou que essa seria uma forma de resgatar as memórias do povo brasileiro e também de confirmar a importância que os povos indígenas têm, a partir do seu conhecimento ancestral. É importante ainda destacar que a data comemorativa existe no calendário, mas não é feriado nacional.

O dia 19 de abril foi institucionalizado como o dia do Índio durante o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que foi realizado no ano de 1940, e teve como propósito discutir pautas a respeito dos povos indígenas em toda a América Latina e não apenas do Brasil.