Novo tremor de terra é registrado em Jacobina; é o quarto abalo na cidade neste ano

Um tremor de terra de magnitude preliminar de 1.2mR, considerado de intensidade baixa, foi registrado na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, na noite de segunda-feira (29). A identificação foi feita pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis) e foi o quarto abalo registrado no município somente este ano.

No dia 18 de março, dois tremores, com magnitude de 2.2 mR e 1.7 mR, ocorreram em Jacobina. Em 3 de fevereiro, mais um abalo, desta vez de 2.7 mR, ocorreu na região. Este, de intensidade mais alta, chegou a ser escutado pelos moradores da cidade.

Abaixo de 2 mR, os tremores são captados somente pelos sismógrafos. Entre 2.1 e 4 pontos de magnitude, o impacto é semelhante à passagem de um veículo pesado.

A estação que mede os abalos sísmicos localizada mais perto de Jacobina está instalada na cidade de Ponto Novo, cerca de 60 km distante. O LabSis informou que não houve registros de novos abalos nesta terça-feira e não há relatos de moradores que tenham escutado ou sentido o tremor.

Algumas pessoas, no entanto, dizem que são comuns sentir leves tremores e escutar barulhos como se fosse de explosões. De acordo com os moradores, os sons podem ser atribuídos a explosões provocadas por uma empresa que atua na extração de minérios no município.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.

G1 Bahia.