A Operação Duplo X, deflagrada na manhã desta quinta-feira (6), em cinco bairros de Salvador pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Bahia), cumpriu mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV).

Até às 11h30, nove pessoas haviam sido presas, exceto o principal alvo da ação policial: o traficante José Carlos Ferreira dos Santos, conhecido como “Zói de Gato”, liderança do tráfico de drogas do bairro de Cosme de Farias.

Outro traficante, o Alan Santos de Oliveira, de vulgo “Código”, também considerado grande alvo da operação, foi detido. Contra ele, há denúncia de dezenas de homicídios. Os presos estão sendo levados para o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro de Itapuã.

Zói de Gato

Zói de Gato é considerado um traficante de alta periculosidade. Atribui-se a ele a chacina que vitimou seis pessoas, em agosto de 2014, no bairro de Periperi. O traficante teria ordenado o crime enquanto estava atrás das grades, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

O bando dele também foi responsável pela morte do soldado da Polícia Militar Fábio Ferreira Rosas, em julho de 2014, na Liberdade.