O bandido mais procurado do Ceará, Antônio André Sampaio de Sousa, de 33 anos, foi preso em uma pousada, próximo da Orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, nesta quarta (31). Com mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e homicídios, o homem conhecido como “Escobar”, em alusão ao traficante colombiano Pablo Escobar, morto nos anos 90, era alvo de uma campanha da polícia cearense, que oferecia R$ 4 mil para quem fornecesse pistas sobre ele.

Foragido há mais de cinco anos, ele estava com uma carteira de identidade expedida no Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, as equipes cumpriram mandados de prisão e efetuaram também a captura em flagrante por uso de documento falso.

Segundo a polícia, o bandido era considerado “um alvo prioritário” das autoridades de segurança do estado vizinho. Ainda de acordo com a polícia, Antônio André tem envolvimento com grupos criminosos que atuam em todo país e liderava uma facção na região do Cariri cearense.

Em coletiva, nesta quarta (31), na sede da Polícia Civil, no Centro do Recife, as autoridades policiais informaram que o homem estava na lista dos mais procurados da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Ceará.

A delegada Stephanie Almeida, adjunta da Delegacia de Roubos e Furtos de Pernambuco, informou que o homem preso no Recife tinha três mandados de prisão por homicídios, tráfico e porte ilegal de arma. “Hoje [quarta], no ato da prisão, ele foi autuado pelo documento falso. Ele era ‘o 01’, o mais procurado no Ceará, e liderava o tráfico em uma facção internacional na região do Cariri”, afirmou a delegada.

O delegado Álvaro Grako, titular da delegacia de Roubos e Furtos de Pernambuco, afirmou que o homem conhecido como “Escobar” usava diversos locais em Boa Viagem para se esconder. “Ele mudava de pousada sempre. Nesse local onde foi preso, ele deu entrada na terça (30), às 14h, com documento falso. Estava com uma mulher, mas ela não tinha relação com o crime e foi liberada”, disse.

O homem preso no Recife será levado pela polícia para o Ceará, onde responde pelos crimes. A data não foi informada.