O padre Julio Lancellotti, conhecido por suas ações humanistas em São Paulo, compartilhou em suas redes sociais uma foto segurando uma imagem do Menino Jesus negro. O registro, publicado nesse sábado (24), dividiu opiniões dos internautas por conta da cor da pele do Menino Jesus.

O sacerdote publicou a foto com o Menino Jesus negro para desejar feliz Natal. Em seguida alguns internautas não gostaram do compartilhamento de Julio Lancellotti, e disseram que ele estaria “querendo mudar a história” por segurar um Menino Jesus representado com pele negra.

“Uai, padre, tá querendo mudar a história? Para poder lacrar??? Acho que você precisa de mais um pouco de aula de história e teologismo… Não abdique os ensinamentos para lacrar”, comentou um internauta na postagem do Twitter feita por padre Julio.

‘Militância antes da religião’

Outros usuários também reclamaram: “Quando a militância vem antes da religião dá nisso aí mesmo”. Uma terceira pessoa disse: “Tenho dó dessa alma, não pense que bondade ou vitimismo no céu não entrará antes do purgatório”. Padre Julio compartilhou as mensagens que recebeu e declarou: “Racismo estrutural”.

Outros internautas comentam embranquecimento de Jesus

A foto de padre Julio Lancellotti com o Menino Jesus negro já acumula mais de 103 mil curtidas no Twitter. Além das críticas, o sacerdote recebeu muitos comentários de defesa, e até explicando sobre o fato de Jesus não ter sido um homem branco.

“Se o padre segura um bebê branco, loiro de olhos azuis, mesmo não sendo fidedigno à etnia de Jesus, ok, é só uma representação mesmo, sabemos que não era assim. Se segura um bebê negro: lacração, militância. Pelo o amor”, reclamou uma internauta.

Outro usuário apoiou: “Excelente foto, Padre. O embranquecimento de Jesus na história é algo construído e todos os estudos apontam que de fato ele seria um homem negro. Parabéns pela coragem, diante de uma sociedade onde o racismo embranqueceu até Jesus. Jesus é Jesus, mas esse fato importa contar!”.

“Eu vivi pra ver crente se importar com a figura carnal de Jesus… Não era o espírito o importante?”, questionou uma terceira pessoa. “O senhor tem mais coragem que todos os seus detratores juntos, verdadeiro e honrado… Discípulo”, elogiou um internauta.