Pandemia em alerta vermelho; Novo decreto voltar a fechar Santa Catarina

Todo o estado de Santa Catarina está em alerta gravíssimo para a covid-19. Quinze das 16 regiões estão na cor vermelha na Matriz de Risco Potencial para o coronavírus e a primeira medida já foi anunciada pelo governo do estado. Vai ter toque de recolher em todas as regiões. Até o fechamento desta matéria, o decreto que vai definir os horários do toque de recolher não tinha sido publicados ainda.

Pra frear o avanço da pandemia, representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o governador Carlos Moisés se reuniram para adotar novas medidas mais restritivas para o enfrentamento da pandemia.

Em comum acordo com os prefeitos das 21 maiores cidades catarinenses, o governador optou pela implementação de um “toque de recolher” durante a madrugada e pela manutenção do transporte coletivo, desde que seja respeitada a ocupação máxima de 70% da capacidade dos ônibus.

As medidas valerão por um período de 15 dias, a partir edição da publicação do decreto. Também será tornado obrigatório o uso da máscara em todos os ambientes, com exceção nas casas particulares dos moradores.

Segundo o governador, as medidas têm o objetivo de frear o avanço da doença ao mesmo em que mantêm as atividades econômicas funcionando. Medidas semelhantes foram adotadas no Paraná e no Rio Grande do Sul.