O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos informou, nesta quinta-feira (13), uma atualização sobre o uso de máscaras como prevenção ao coronavírus no país. As pessoas que receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 não precisam mais utilizar o acessório em lugares abertos ou fechados. O distanciamento social também deixa de ser obrigatório para esses cidadãos.

A nova atualização sobre as medidas restritivas para combater a disseminação da Covid-19 deixa de valer somente quando há alguma regra específica que diga o contrário, como uma lei estadual diferente ou uma norma do local de trabalho.

O relaxamento também não se aplica a aviões, ônibus, trens e outros meios de transporte público. O uso de máscara e o distanciamento continua sendo obrigatório em estabelecimentos de saúde, como hospitais, consultórios médicos e asilos. Em prisões e abrigos para pessoas em situação de rua a proteção também continuará sendo utilizada.

Mais de 117 milhões de americanos já estão totalmente vacinados, o que representa 35% da população. “A ciência é clara: se você estiver totalmente vacinado, estará protegido e poderá começar a fazer as coisas que parou por causa da pandemia”, afirmou o CDC em um comunicado.

Atualmente, os EUA utilizam as vacinas Pfizer/BioNTech, Moderna e Janssen (Johnson & Johnson).