A possibilidade do Pix parcelado ameaçar a existência do cartão de crédito tem deixado muitos consumidores curiosos.

Como um sistema de pagamento que não possui taxas e é fácil de utilizar, o Pix tem feito sucesso no Brasil, recebendo elogios de outros países e também de grandes organizações internacionais. Esse método de pagamento tem um característica semelhante à encontrada em cartões de crédito: o parcelamento.

Sendo uma forma de aprimorar e tornar ainda mais popular o sistema, cujo número de chaves cadastradas já é o dobro da sociedade, bancos e fintechs têm oferecido a possibilidade de parcelamento do Pix como modelo de crédito.

O parcelamento do Pix é um tema que levanta muitas questões, principalmente as que envolvem os juros aplicados pelas instituições financeiras. Inclusive, cidadãos brasileiros perguntam se o Pix parcelado ameaça a existência do cartão de crédito. Mas, será que existe essa possibilidade? Confira!

Pix parcelado ameaça o cartão de crédito?

Segundo Gustavo Moreira, coordenador do MBA em Finanças do IbmecRJ, a tendência que pode aparecer é a migração do parcelamento no cartão de crédito para o Pix. Essa mudança é cogitada por conta da simplicidade do formato. As informações são do Extra.

No entanto, o consumidor deve continuar atento aos riscos do endividamento e da inadimplência. O ideal é realizar os pagamentos à vista porque não possui juros. Caso isso não seja possível, o cliente pode verificar qual o modelo de crédito oferece menor juros.

De acordo com Moreira, o parcelamento de Pix ainda é visto como uma forma de acumular dívidas só que em formato digital. A dica é que o consumidor continue seguindo os mesmos critérios já considerados para compras no cartão de crédito, sempre escolhendo o menor número de parcelas que possam ser pagas.

O que o parcelamento do Pix possibilita?

A novidade possibilita que os usuários de instituições financeiras possam pegar crédito para realização de transferências e pagamentos pelo Pix, com possibilidade de parcelamento de 12 a 24 vezes com juros.

Além de ser uma modalidade totalmente digital, outro ponto atrativo é que as taxas de juros são mais competitivas que as normalmente aplicadas por cartões de crédito. Pelo Santander, os juros são a partir de 2,09% ao mês, e no Mercado Pago é a partir de 2,5%.

Quais chaves Pix podem ser cadastradas?
Atualmente, podem ser usadas como chave Pix o número de celular, e-mail, CPF e CNPJ, além da chave aleatória que possui 32 digítos entre letras e números. Os clientes podem ativar as chaves nos aplicativos dos bancos nos quais possuem conta.

Vale lembrar que o Pix está próximo de alcançar a marca de R$ 1 trilhão de transações feitas em apenas um mês. A alta adesão do sistema no país, operado por mais de 770 instituições, está relacionada à facilidade de enviar e receber dinheiro e à isenção de taxas bancárias.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.