PIX revela novidade e SURPREENDE brasileiros HOJE (04/06)

[ad_1]

Desde o final do ano de 2020, data de criação do PIX, a ferramenta vem ganhando ainda mais popularidade entre o público. Assim, todos os bancos do Brasil aderiram à ferramenta. O modo de operação financeira momentânea já é parte do cotidiano dos brasileiros para pagamentos em estabelecimentos, transferências bancárias e compensação de contas do mês.

Afinal, só em 2022 o BC registrou que quase 30% de todas as operações aconteceram com PIX no Brasil. A divulgação de tais dados ocorreu na última terça-feira, 30 de maio, pela autoridade. Uma novidade é que no próximo ano, os cidadãos já poderão programar o pagamento de previdências com o recurso.

PIX revela novidade e SURPREENDE brasileiros HOJE (04/06)
Novidade surpreendente do PIX! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

PIX recorrente

Em tese, o pagamento por PIX é feito depois de digitar o código do receptor, sendo ele um número de telefone, CNPJ, CPF, chave aleatória ou e-mail. Além disso, também é possível fazer a leitura por QR Code. Logo, atualmente, o Banco Central vem processando uma elaboração de nova modalidade para pagamentos, cujo nome é o PIX recorrente.

A autarquia anunciou que a ferramenta vai funcionar de modo similar ao cartão de crédito e o usuário poderá fazer os pagamentos sem necessidade de chave PIX ou QR Code, apenas autorizando o cartão previamente a cada mês.

A FenaPrevi considera alguns fatores positivos na novidade de planos horizontais, já que ela pode facilitar a diminuição de custos para os protegidos da área, tornando o processo com mais lucros.

Afinal, como grande parte das contribuições acontecem por débito automático, elas ocasionam em descrições às registradas. Isso porque estas companhias devem se adequar à disponibilização de custos para convênios de bancos.

O diretor da Federação, Amâncio Paladino, diz que os planos individuais acarretam em valores que acabam em custos para a própria segurança. Isso significa que não é cobrado nada do cliente. Assim, o PIX permite uma interface inovadora, economizando os custos sobre desenvolvimento. Além disso, é possível receber recursos onde quer que o cidadão esteja, conclui o diretor.

Praticidade

Por fim, é necessário lembrar da praticidade do recurso. Sendo aderido pelas autenticadas, somente será preciso que o cliente autorize uma transação que foi processada mensalmente e automaticamente. Dessa forma, ela identificará quem pagou e enviará o montante de forma instantânea na data escolhida.

Ainda assim, para a modalidade entrar em funcionamento nos planos previdenciários, a prática necessita de regulamentação da Superintendência de Seguros Privados do Brasil. Após isso, será preciso que o mercado aguarde e influencie a adesão ao sistema, tanto por parte das empresas como dos usuários destes planos individuais.

Dessa forma, resistiu que o PIX vem inovando cada vez mais. As constantes mudanças fazem parte da popularidade da ferramenta, que ganhou o coração de milhares de brasileiros. Por serem práticas, objetivas, rápidas e sem custos, as operações por PIX representam um grande número de transações entre os clientes e as lojas. Dessa maneira, tanto os consumidores quanto os estabelecimentos vêm sendo beneficiados, pois ambos saem ganhando com as novidades e atualizações da ferramenta.