Policiais imitam ‘meme dos coveiros’ para pedir que pessoas fiquem em casa

Para conscientizar a população sobre os perigos do novo coronavírus e convencer as pessoas a ficarem em casa, a polícia da cidade de Quibdó, no estado de Chocó, na Colômbia, levou a missão a outro nível. Os policiais gravaram um vídeo replicando o “meme dos coveiros dançantes” e acabaram viralizando em todo o mundo.

O vídeo do grupo dançando ao som de “Astronomia 2K19”, do DJ Stephan F também inclui uma recomendação aos moradores da região. “Recomenda-se, por sua saúde e a saúde da sua família, procurar permanecer em casa. Polícia Nacional, somos um, somos todo”, diz a voz ao fundo.

Atrás dos policiais que carregam o caixão, também aparecem agentes da patrulha lavando as mãos em pias móveis, dando instruções para quem assiste à cena das janelas das casas.

No país, os funerais são eventos sociais muito importantes. As danças são uma forma de deixar o ritual mais animado. “Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia?’”, disse Benjamin Aidoo, chefe dos carregadores de caixão, à BBC.

Na tradição do país, essa é uma forma de homenagear a alegria e vida da pessoa que partiu. “Decidi dar à minha mãe uma viagem dançante até seu criador”, afirmou Elizabeth Annan, uma das contratantes do serviço.