O Porto da Barra vai receber nesta quinta-feira (28) atendimento psicológico gratuito. A ação começa às 16h e está aberta a todos os públicos. Cinco psicólogos vão atender a população e um advogado também estará presente para dar orientação jurídica aos atendidos.

A iniciativa é do Projeto Borboletas, que lança neste fim de ano o Borboletas ao Pôr do Sol. O lançamento visa levar as atividades de escuta para as praias da capital baiana.

“Este é o início de um novo projeto dentro do Projeto Borboletas. A ideia é rodar, durante o ano, várias praias de Salvador, aproveitando ambientes naturais para trabalhar a escuta psicológica”, explicou o psicólogo e diretor do Instituto Borboletas, Tony Lacerda, que também é instrutor de inteligência emocional da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador.

Ao longo de 2023, o Projeto Borboletas realizou mais de 2 mil atendimentos gratuitos. A iniciativa realiza escutas gratuitas todos os sábados, das 8h às 13h, na Lagoa dos Pássaros, localizada na Primeira Travessa Arnaldo Lopes da Silva, Nº 108, no bairro do Stiep. As sessões são individuais, com um psicólogo por paciente, e têm duração de 20 a 40 minutos. Em média, 40 pessoas são atendidas durante a manhã, após triagem feita por assistentes sociais que também colaboram com o projeto.

As atividades de escutas no Porto da Barra terão auxílio dos psicólogos Tony Lacerda, Isabella Guadalupe, Fernanda Gavazza, Neidjane e Luiza Rosário, além da presença do advogado Robson Santana Galvão, que irá realizar orientação jurídica para os atendidos.

Jornal Correio da Bahia