Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) e outros secretários consumindo bebida alcoólica em frente a uma distribuidora de bebidas, na noite desta sexta-feira (12).

As imagens estão repercutindo porque o ato descumpre o decreto estadual do último dia 2.

Emanuel Pinheiro é flagrado bebendo cerveja com secretários — Foto: Reprodução

Uma pessoa que passava de carro pela rua notou a aglomeração na distribuidora, que fica no Bairro Jardim Imperial e gravou o vídeo.

O decreto estadual proíbe o consumo de bebidas nas distribuidoras, embora autorize o funcionamento de segunda-feira a domingo, de forma delivery, das 10h às 23h.

Em nota, a prefeitura afirmou que o prefeito de Cuiabá parou na distribuidora depois da inauguração simbólica de uma obra na Avenida das Torres.

Ele tomou duas cervejas a convite de alguns comerciantes e depois foi embora, segundo a assessoria.

Confira as medidas:

  • – De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.
  • – Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.
  • – Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.
  • – Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.
  • – O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.
  • – Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.
  • – Projeto de lei que prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público.
  • – Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.
  • Restaurantes podem funcionar até as 14h.

Veja a íntegra da nota:

“O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informa que na noite de hoje (12), às 18h, antes do horário imposto pelo toque de recolher, que se inicia as 19h, inaugurou apenas em ato simbólico, obra de mobilidade urbana na região da Avenida das Torres. Na sequência, atendeu a um chamado de comerciantes e, ao conversar com sua equipe, fez a ingestão de duas cervejas em frente a uma distribuidora da região. Ao perceber que o número de pessoas cresceu e, para evitar maior aglomeração, deixou o local. O prefeito pede desculpas para população”.