Os soteropolitanos começaram a receber nesta quarta-feira (3/6) a terceira parcela do auxílio a trabalhadores informais por causa da pandemia do novo coronavírus. O dia é exclusivo para as pessoas com nomes começados pela letra “A”, enquanto quinta (4/6) será a vez dos iniciados com letras “B”, “C” e “D”.

O pagamento do auxílio, no valor de R$ 270, é feito em agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas Os beneficiários devem apresentar o documento de identidade e um dos seguintes cartões: Primeiro Passo, Cartão Cidadão ou do Bolsa Família. Quem não possui nenhum destes precisa se dirigir ao atendimento de balcão em qualquer agência da Caixa, portando o número do NIS e documento de identidade.

Ambulantes, barraqueiros, donos de quiosques, baianas de acarajé, guardadores de carro, recicladores e baleiros, além de taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo a partir de 60 anos, são as categorias que têm direito ao auxílio, válido inicialmente por três meses. A ação da Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), é destinada àqueles que se cadastraram até o último dia 20 março.

Segundo a secretária da Sempre, Ana Paula Mato, as datas foram pensadas para não coincidirem com o pagamento do “coronavoucher”, do governo federal. A Prefeitura diz que cerca de 36 mil trabalhadores informais já sacaram o benefício Salvador por Todos, o que equivale um montante de mais de R$ 9 milhões.