O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a futura primeira-dama, Janja, terão uma nova residência à disposição do casal a partir de 1º de janeiro de 2023, quando o petista toma posse: o Palácio da Alvorada, a residência oficial do chefe do Executivo federal.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a construção se destaca pelo uso de mármore e vidro. Ao todo, são 7 mil metros quadrados ocupados por móveis assinados por designers, além de muitas obras de arte.

Antes de se mudar “em definitivo”, o casal vai ocupar, de maneira provisória, a Granja do Torto, a propriedade de veraneio da Presidência, uma vez que Lula e Janja decidiram fazer uma reforma no Alvorada, atualmente ocupada por Michelle e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Porém, ainda que estejam com a  mudança para a capital federal certa, os dois, de acordo com o Terra, vão manter a casa onde vivem desde maio deste ano, no Alto de Pinheiros, bairro de classe média-alta de São Paulo.

O espaço é alugado e chegou a ser anunciado, no início do ano, pelo valor de R$ 20 mil por mês – o aluguel -, por uma imobiliária da capital paulista. O preço de compra, por sua vez, está na casa dos R$ 5 milhões.

O imóvel possui 800 metros quadrados de área, além de quatro suítes e várias salas. Nos fundos, uma varanda, amplo jardim, churrasqueira e piscina. Há ainda uma pequena casa (edícula) que é usada pela equipe de segurança que acompanha o petista por 24 horas.