Receita: Aprenda a fazer o delicioso Chocotone

Ingredientes para a Massa

– 12 colheres de sopa de açúcar;
– 4 colheres generosas de manteiga;
– Meio litro de leite morno;
– 4 ovos inteiros;
– 1 colher de café de sal;
– 1 kg de trigo
– Essência de panetone ou raspas de laranja e limão
– 1 colher de sopa de emulsificante
– 1 colher de café de anti mofo

Para preparar a fermentação:

– 1 xícara de farinha de trigo;
– 60 gramas de fermento biológico;
– 1 colher de sopa de açúcar;
– 1 xícara de chá de água morna;

Recheio

– 550g de gotas de chocolate

Modo de preparo:

Primeiro vamos começar preparando o levedo da receita de panetone caseiro juntando a farinha, o fermento e o açúcar, depois acrescentar a água morna aos poucos e misturar bem até virar uma massa cremosa, espere e deixe a massa descansar até dobrar de volume.

-Agora junte os outros ingredientes da massa e vá adiocionado a farinha de trigo aos poucos e sove bem a massa.

– Depois da massa estar sovada é hora abrir a massa numa superfície lisa e acrescentar as frutas cristalizadas, ou as gotas de chocolate (se for fazer chocotone), enrole a massa e continue sovando para que as frutas ou as gotas de chocolate se espalhem bem pela massa e fique bem distribuído.

– Coloque a massa até a metade da forma de panetone e espere dobrar de tamanho. Deixe o forno pre-aquecido em 150 graus e coloque o panetone pra assar em torno de 40 minutos em 180 graus.

#Truques especiais: O emulsificante e o anti mofo são opcionais, mas são essenciais para sua produção de panetones. O emulsificante ajuda a deixar a massa daquele jeitinho que a gente gosta: macia, e fofinha, ajuda a diminuir o ressecamento da massa e o anti mofo pode aumentar a validade do seu panetone para até 2 meses.