Receita de bolo de chocolate sem gordura viraliza na web: aprenda a fazer

Uma chef de uma pastelaria americana imaginou uma receita de bolo de chocolate sem o menor traço de gordura, mas não sem sabor. Resultado? Mais de 12 milhões de visualizações no YouTube. Vamos te enviar a fazer.

Pela magia da internet, a chef de confeitaria americana Emma Fontanella viu sua receita de apenas 50 calorias de bolo de chocolate viralizar. O vídeo que ele postou tem mais 12 milhões visitas no YouTube. Um sucesso que não é diferente do de Fátima, que detém o canal de culinária marroquina na plataforma de vídeo e cuja receita de bolo de banana assado, foi um sucesso global durante o confinamento.

Mas voltando ao bolo de chocolate oferecida por Emma Fontanella, é de acordo com os comentários, no vídeo, “é muito delicioso” e, além disso, não engorda. Portanto, tivemos que compartilhar com você. A receita é fácil de fazer e fica pronto bem rapidinho.

Ingredientes Para o bolo de chocolate:

– 80 g de leite desnatado à temperatura ambiente
– 180 g de iogurte natural sem açúcar à temperatura ambiente
– 60 g de aveia misturada ou em pó 100 g de açúcar de estévia
– 1 ovo à temperatura ambiente
– 50 g cacau em pó
– 3/4 de uma colher de chá de bicarbonato de sódio
– Baunilha (opcional)

Para ganache (cobertura de chocolate com pouca gordura (opcional, mas recomendado)

– 70 g de chocolate
– 45 g de leite (3 colheres de sopa) colher de sopa)
– 20 g de iogurte (1 colher de sopa)
– Um pouco de açúcar de estévia, de acordo com o gosto desejado

Para fazer o bolo de chocolate

– Pré-aqueça o forno a 160 ° C
– Em uma tigela, despeje o iogurte, o leite e um pouco de baunilha (opcional). Misture com um batedor. Aqueça a mistura por 45 segundos no microondas. Despeje o cacau em pó na preparação quente, isso intensifica o sabor do chocolate. Mexa bem. Adicione o açúcar de estévia e depois um ovo. Misture novamente.
– Agora adicione os ingredientes secos: aveia e bicarbonato de sódio. Misture e despeje rapidamente em um molde no qual uma folha de papel manteiga foi colocada anteriormente.
– Asse por 35 minutos (tempo a ser definido de acordo com a potência do forno).
>Descubra os benefícios da incorporação de granola em sua dieta diária

Para fazer o ganache (cobertura) de chocolate claro

– Derreta o chocolate em banho-maria.
– Em uma saladeira pequena, misture o iogurte, o leite, o chocolate derretido e um pouco de açúcar de estévia, de acordo com o resultado desejado.
– Usando uma espátula, espalhe o ganache no bolo.
– Tenha cuidado para guardar o bolo em temperatura ambiente e não na geladeira. O ganache endurece a uma temperatura baixa.

Jerffeson Brandão\ Informe Brasil