Nova Lei nos EUA requerá bafômetro em carros, mas tecnologia ainda não existe

Depois de tramitar por um ano, o congresso dos Estados Unidos implicou uma nova lei que obrigará os carros novos a trazer um bafômetro para dar partida no motor. Entretanto, ainda não há uma tecnologia no mercado para esse tipo de aplicação. A ideia é que sensores de ritmo ou toque podem detectar quando o motorista está sob a influência do álcool. Caso o teor de álcool no sangue esteja acima de 0,08%, o sistema impede a partida do automóvel.

Maior segurança no trânsito

A intenção é tornar as ruas e estradas mais seguras no país. Isso porque, de acordo com a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), ocorrem cerca de 10 mil óbitos por ano no trânsito com pessoas alcoolizadas nos EUA, o que representa em média 30% das mortes totais. A previsão é de que a nova lei passe a valer a partir de 2026, após a regulamentação final.

Desafios

No entanto, a implementação do bafômetro nos carros ainda enfrenta desafios. Será necessário pesar as vantagens e a segurança, como, por exemplo, a possibilidade do carro simplesmente se recusar a dar partida. Além disso, em caso de ação judicial, deve ser considerada a questão da prova contra o dono do veículo. Sendo assim, é preciso aguardar os próximos passos para ver como essa nova lei será regulamentada.