O governador da Bahia, Rui Costa (PT), inaugurou o Hospital do Homem, na manhã desta quarta-feira, 14, em Salvador. Com capacidade para realizar mensalmente 4,2 mil consultas ambulatoriais e cerca de 470 cirurgias, a unidade funcionará na área do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula.

Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, o hospital disponibilizará atendimentos de urgência, contará também com três salas de operação e dez leitos, além de cinco salas para procedimentos como ultrassonografia, biópsia guiada por ultrassonografia, sala de endoscopia urinária, sala de urodinâmica e sala de litotripsia extracorpórea.

O Hospital do Homem começará a funcionar nesta quinta-feira, 15, 24 horas por dia, sete dias por semana. Serão beneficiados usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio dos sistemas de regulação e Lista Única.

De acordo com o diretor-geral do HGRS, Adil Duarte, apesar de possuir infraestrutura necessária para funcionar de forma independente, caso seja necessário, os pacientes do Hospital do Homem terão acesso aos serviços oferecidos pelo Roberto Santos.

“Montamos uma comunicação física entre as unidades que facilita o acesso dos pacientes aos centros cirúrgicos, com toda estrutura que nós temos de bioimagem, de consultas e interconsultas em paralelo. Por exemplo, se precisar de uma consulta cardiológica, o paciente será rapidamente encaminhado”.

A Tarde