Não é frescura: existe, sim, jeito certo de desembaraçar cabelo, assim como uma variedade imensa de pentes e escovas que se adaptam aos diferentes tipos de madeixas. Os truques para ter fios sempre soltinhos são muitos, mas antes precisamos entender…

Por que o cabelo embaraça?

O principal vilão é o ressecamento, geralmente causado por procedimentos químicos, uso excessivo de secador e chapinha, banhos muito quentes e até mesmo pela água do mar e da piscina. Todos esses fatores deixam as cutículas dos fios abertas, fazendo com que se entrelacem e formem nós.

Além disso, vale destacar que alguns tipos de cabelo são mais propensos a embaraçarem. Os que mais sofrem são os finos e os crespos e cacheados: o primeiro tipo fica emaranhado com facilidade por conta de sua textura, enquanto o segundo grupo, por ser naturalmente mais seco, acaba sendo mais difícil de pentear.

Escolha o pente ou escova ideal

Os pentes de madeira, por exemplo, são ótimos para controlar o frizz, uma vez que esse material ajuda a eliminar a eletricidade estática que causa o efeito arrepiado. Quem tem cabelos cacheados e crespos deve optar por versões com dentes largos, que não forçam o fio nem desmancham os cachos.

Já as escovas raquete, que costumam ter cerdas com bolinhas nas pontas, são indicadas para desembaraçar todos os tipos de cabelo. Leia mais detalhes sobre tipos de pentes e escovas.

E, antes de avançarmos para o próximo tópico, fica uma dica importante: fuja dos pentes de plástico! Isso porque esse material pode causar a quebra dos fios com mais facilidade, além de deixá-los com frizz.

Devo desembaraçar o cabelo seco ou molhado?

Os lisos e ondulados podem ser desembaraçados quando estiverem secos. Caso ainda assim opte por realizar essa tarefa com o cabelo molhado, redobre os cuidados e faça isso com muita cautela para os fios não quebrarem.

Uma dica é, durante o banho, passar os dedos pelas mechas com delicadeza logo após o condicionador, distribuindo o produto por todo o comprimento. Espere até que o cabelo esteja quase seco para usar seu pente ou escova e tirar os nós mais #tensos.

E, se você encontrar um nó em alguma mecha específica antes de lavar o cabelo, por exemplo, separe-a do restante das madeixas e aplique um pouco de leave-in na região. Penteie gentilmente até sentir os fios soltos para só depois prosseguir com a lavagem.

Por outro lado, os crespos e cacheados podem (e devem!) ser desembaraçados enquanto estão molhados, para os fios não se enroscarem e também para a estrutura do cacho não ficar comprometida. Mas isso também deve ser feito com muito cuidado, combinado? O que nos leva ao próximo tópico…

Como desembaraçar o cabelo?

Muita gente começa a pentear o cabelo pela raiz para, só então, partir em direção às pontas. Mas o ideal é fazer justamente o contrário! Para diminuir o risco de quebra, é aconselhável começar pelas pontas (que, por serem mais ressecadas, tendem a embaraçar mais) e só depois subir para o comprimento e pentear a raiz. E mais uma vez: tudo deve ser feito com muita calma.

Não adianta entrar em desespero e começar a passar o pente ou a escova de maneira brusca para tirar os nós. Isso só vai agredir e comprometer a saúde capilar. Para simplificar todo esse ritual, experimente dividir o cabelo em partes – você vai notar que será mais fácil desembaraçá-lo.

Modelo com cabelo cacheado longo

 

Passo a passo para desembaraçar o cabelo

Hora de reunir, em um simples tutorial, tudo o que conversamos! Vamos lá?

1. Aplique creme de pentear no comprimento para proteger os fios.

2. Escolha a sua escova – pode ser a raquete, que se dá bem com todos os tipos de cabelo -, separe uma mecha e comece a pentear pelas pontas.

3. Trabalhe em seções, subindo pela mecha em direção à raiz.

4. Repita em todo o cabelo.

Como evitar que o cabelo fique embaraçado?

  • Preste atenção no jeito como lava seus fios: por acaso você é daquelas que junta todo o cabelo no topo da cabeça para espalhar o shampoo? Se a resposta for afirmativa, melhor parar com isso pra ontem! Esse mau hábito contribui muito para os cabelos se enroscarem e formarem nós. O certo mesmo é concentrar a limpeza no couro cabeludo e deixar a espuma do shampoo escorrer para o comprimento e pontas.
  • Experimente trocar a sua fronha do travesseiro de algodão por uma com tecido de cetim, que causa menos atrito e não rouba a umidade dos fios, diminuindo as chances de amanhecerem embaraçados e com frizz.
  • Penteie o cabelo antes de dormir (exceto se ele for cacheado ou crespo), mas sem exageros para não deixá-lo oleoso. Em seguida, faça uma trança frouxa ou um coque abacaxi para evitar que os fios embaracem durante o sono.
  • Jamais prenda o cabelo molhado e, pior, sem desembaraçá-lo. Imagine só o estado dele quando você resolver soltá-lo? O resultado não poderia ser diferente: muitos fios embolados e até mesmo quebrados.