Na manhã desta quinta-feira (27), a Prefeitura de Salvador anunciou uma série de medidas para combater a violência no Centro Histórico e desenvolver áreas importantes como o Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo. O foco principal da estratégia é a criação da 11ª Prefeitura-Bairro de Salvador, a do distrito Cultura do Centro Histórico, que abrangerá locais como a Gamboa, Barroquinha, Comércio, Pelourinho e Santo Antônio.

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) também anunciou o responsável pela gestão da Prefeitura-Bairro: o ex-comandante da Polícia Militar e coronel reformado, Humberto Sturaro. Reis destacou que Sturaro tem ampla experiência em segurança pública e gestão, e irá usar suas relações políticas para articular com diversos órgãos, como a PM, SSP, MP, Defensoria e Juizado da Infância e Juventude, a fim de promover mudanças nessas áreas críticas da cidade.

Com graves problemas na área de segurança, ordem pública e social, o prefeito afirmou que precisava de alguém com a experiência de Sturaro para lidar com esses desafios. Ele enfatizou que o novo gestor possui a capacidade de diálogo, entendimento e negociação, além de ter firmeza e pulso para colocar as decisões na prática e fazer as coisas acontecerem.