Whatsapp
O Centro Histórico de Salvador terá shows e atividades durante 25 dias, em celebração ao Santo Antônio, São João e a Independência do Brasil na Bahia – 2 de Julho. A festança vai acontecer na Praça Municipal, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Praça da Cruz Caída, Largo do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Mercado de São Miguel.

De acordo com informações divulgadas na coletiva de imprensa da Prefeitura de Salvador, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), os eventos contarão com diversas atrações, entre elas BaianaSystem.

O São João soteropolitano ainda contará com grupos culturais identitários nas ruas da cidade, grupos percussivos e a volta do Gonzagão, que agora será acompanhado por um sanfoneiro em aparições surpresas.

“Vamos ter uma programação intensa no São João, valorizando principalmente o Samba Junino. Então, a ideia é no dia 25 fazer o desfile de todos os grupos de samba e no 2 de julho, à noite, vamos fazer aqui na Praça Municipal um grande show com BaianaSystem e outros convidados”, disse Bruno Reis.


		Centro Histórico de Salvador terá 25 dias de São João; veja
Foto: Lucas Mascarenhas/iBahia

Ainda segundo o prefeito da capital baiana, o objetivo é movimentar a economia e a cidade como um todo. “Estamos lançando as atividades do mês de junho e do mês de junho de Salvador com objetivo de atrair turistas, de atrair visitantes para nossa cidade e de alegrar principalmente todos nós que moramos aqui, em um período muito importante pra gente. Num período que marca os 200 anos da Independência da Bahia, uma data histórica que precisava ser comemorada e celebrada com toda a sua importância”, pontuou Reis.

O secretário de cultura, Pedro Tourinho, contou que a expectativa é criar uma grande festa para a família. Até porque o feriado do São João é mias curto neste ano. “O São João é uma festa da família. Salvador opta por fazer essa festa desde o início de junho. A gente começa com Santo Antônio, depois a gente vai se espalhando pelo Centro Histórico com programação, barraquinhas, atrações, trios sertanejos, festival culinário…são muitos dias de festa para a família”, explicou Pedro.

		Centro Histórico de Salvador terá 25 dias de São João; veja
Foto: Lucas Mascarenhas/iBahia
Segundo dados da prefeitura, serão realizadas 330 ações e 142 pontos. Ainda segundo Tourinho, entre as novidades está a criação de um palco para o Samba Junino.
“Esse ano, a gente tem uma novidade especial que é um palco principal para o Samba Junino. O Samba Junino é um patrimônio da cidade, só tem aqui. E é muito importante o Samba Junino para as comunidades. São grupos menores, mas muito engajados. Então, pela primeira vez, a gente está experimentando criar um modelo para que esses grupos possam se encontrar no dia 25 de junho. E que a cidade toda possa curtir”, disse o secretário.
No quesito geração de emprego, serão criados 825 postos de trabalho direto, 612 artistas contratados e 40 guias de turismo credenciados. A expectativa é que o público chegue a 400 mil pessoas.
Projetos
Dentro da programação junina, vários projetos irão evidenciar as tradições da capital baiana. O ‘Vai de cafezinho ou licorzinho?’, por exemplo, trará carrinhos de café circulando com as duas bebidas no período de festa. O circuito ‘Prá Ficá Mió’ incluir apresentações gratuitas e/ou a preços populares nos museus, igrejas, lojas, galerias, etc.
Independência do Brasil na Bahia
Os 200 anos da independência serão evidenciados por toda a cidade e Região Metropolitana. A começar pela inclusão de algumas cidades do recôncavo norte da rota do fogo simbólico do 2 de julho. São elas: Mata de São João, Dias D’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas.
O prefeito anunciou ainda a entrega do memorial 2 de julho e do novo Largo da Lapinha; a realização da Ultramaratona da Independência no Parque dos Ventos; Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha no Farol da Barra e apresentação do Bando de Teatro Olodum chamado ‘A resistência cabocla’ na Praça do Campo Grande. A obra terá coreografia de Zebrinha e Érico Brás no elenco.
Programação religiosa

De 01 a 12 de junho: Reza da Trezena de Santo Antônio na Paróquia de Santo Antônio, às 20h

Dia 13 de junho: Reza de Santo Antônio, às 16h
Procissão de Santo Antônio, com saída da Igreja às 17h30
Missa Campal de Santo Antônio, às 18h30, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo

Programação festiva

De 09 a 13: Apresentações de Trios Pé de Serra, das17h30 às 20h e das 21h30 à 0h, no Coreto do Largo

De 10 a 13: Quermesse do Santo Antônio, unindo a Feira da Sé do Instituto ACM e barracas da comunidade local

De 11 a 13: Tradicional Tríduo de Santo Antônio do artista Rodrigo Guedes, que este ano tem como tema “Irmão Protetor Sois dos Brasileiros”. Com oratório montado na casa do artista, na Rua Direita do Santo Antônio, n° 559.

Dia 12: Correio Elegante no Dia dos Namorados, com um noivo, uma noiva e um padre percorrendo as ruas do Santo Antônio, acompanhados de um trio pé de serra, distribuindo recadinhos e pãezinhos de Santo Antônio para ajudar a desencalhar e trazer fartura!

Circuito “Prá lá de Bão” – gratuito

Praça Municipal – Tenda Bem Vindo ao São João do Centro Histórico – de 10 a 25 de junho, das 10h às 17h – onde os visitantes serão recepcionados pelos guias turísticos credenciados pelo SINGTur, que ofertarão passeios e walking tours com preços tabelados.

Praça da Cruz Caída – Arena Arromba Chão – De 16 a 25 de junho, às 20h, apresentação de quadrilhas juninas de Salvador. Esta ação recebe o apoio da FGM.

Praça da Sé – Estação São Pedro – De 16 a 25 de junho – com feira tradicional de artesanato, das 10h às 19h e apresentações de trios pé de serra, das 17h às 20h.

Terreiro de Jesus – Barracas de Brincadeiras Juninas – De 17 a 25 de junho, das 15 às 19h – espaço reservado para abrigar todas as brincadeiras típicas do São João, como arremesso de argola, pescaria, boca do palhaço, rabo do burro, touro mecânico, tomba latas, cama elástica e a Barraca do Beijo.

Cruzeiro de São Francisco – Estação São João – Dias 10,11,12,13,17 e 18 de junho, às 18h – com apresentações de trios de forró pé de serra da cidade.

Largo do Pelourinho – Merendas de Dona Flor – De 10 a 18 de junho, das 14h às 20h – projeto em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, com apresentação de trios pé de serra, gastronomia típica, literatura e poesia.

Largo do Santo Antônio Além do Carmo – Coreto Musical Santo Antônio – De 14 a 25 de junho, às 18h – apresentações de trios pé de serra da cidade – Feira da Sé – De 14 a 25 de junho, a partir das 14h – Idealizada pelo Instituto ACM, reúne moda, gastronomia e artesanato.

No Bairro da Saúde – Estação Gonzagão – De 23 a 25 de junho, às 18h – apresentações de trios pé de serra da cidade – Carroçada – dias 24 e 25 de junho, ação itinerante que promove o tradicional casamento do jegue com a jumenta alegóricos.

Na Baixa dos Sapateiros – No Mercado de São Miguel – Estação São Miguel – Dias 17 e 18 de junho, às 18h – apresentações de trios pé de serra da cidade.

Do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo

Trilha das Artes – Todos os dias – das 10h às 22h – 10 artistas do Centro Histórico, que têm ateliês e galerias no local, irão produzir uma obra inédita com o tema “Santas Artes”, homenageando um dos santos juninos. As três obras eleita pelo público, que votará através das redes sociais, serão premiadas.

Veja quem participa do Circuito Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares e menus criados especialmente para a festa, também com preços especiais:

Rota Gastronômica Sabores do Interior – Bares e restaurantes do Centro Histórico (bares e restaurantes do Pelourinho, Saúde, Santo Antônio Além do Carmo e Mercado de São Miguel) desenvolverão menus especiais, temáticos, com preços também especiais, para oferecer aos visitantes. O tema deste ano é “Os Sabores do Interior Direto na Capitá”. Haverá premiação para o bar ou restaurante com a decoração mais bonita. Participam 55 estabelecimentos.