O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, teme que o possível descontrole da população durante período de São João na Bahia desencadeie uma terceira onda de Covid-19 no estado. Segundo ele, se os cuidados não forem tomados, há risco de uma nova alta de contaminações.

Questionado entrevista ao programa BNews Agora, da Piatã FM, na noite desta quinta-feira (22), sobre a possibilidade de realização de São João neste ano, Vilas-Boas foi enfático: “Não tem a menor chance de ter São João. Primeiro, porque nós não vacinamos a população. Segundo, porque estamos preocupados com o que pode acontecer após o São João, de novo”.

O gestor afirmou que “se os festejos juninos, se não forem controlados rigorosamente, poderão desencadear uma terceira onda”. “No ano passado, mesmo proibindo o São João, houve uma série de festas nas fazendas, casas e bairros e tivemos um novo pico de casos”, teme.

Algumas cidades já anunciaram o cancelamento dos festejos. Entre elas estão Amargosa, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Itaberaba, Ipiaú, Camaçari, Mata de São João e Euclides da Cunha.