SPC/Serasa: Familiares negativados poderão influenciar no seu score de crédito

272

Segundo informa o Governo Federal, o objetivo da plataforma é valorizar os bons pagadores, com ofertas de crédito mais vantajosas.

Em vigor desde o último sábado, 11, o novo Cadastro Positivo é um projeto que prevê a inserção automática de todos os consumidores, seja pessoa física ou empresa, na chamada “lista de bons pagadores”. Sancionado em 8 de abril de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida foi aprovada sem vetos.

O objetivo da nova modalidade é simples: oferecer uma redução na taxa de juros aos consumidores que mantêm os débitos em dia. No entanto, segundo especialistas, é possível que a nova forma de avaliação de crédito leve em consideração os dados do círculo familiar do usuário, principalmente se estes estiverem em situação de inadimplência.

Familiares negativados poderão influenciar na pontuação do usuário?
Segundo Patricia Lages, especialista em finanças pessoais, existe a possibilidade de que, no momento da concessão de crédito, também sejam consultados as informações financeiras de familiares de 1º grau, ou seja, de pais e filhos. Dessa forma, complicações podem surgir caso alguém próximo esteja com o “nome sujo”.

Apesar dos rumores, nada ainda é tido como certo. Lançado recentemente, o novo Cadastro Positivo ainda está em fase inicial de aplicação e pode sofrer alterações no decorrer do processo. O que se sabe até agora é que o programa deve funcionar como uma plataforma de crédito para bons pagadores, com ofertas de juros reduzidos e outras vantagens para quem está em dia com as contas.

Para saber mais, confira a reportagem sobre o assunto no portal R7. Link da matéria disponível aqui.

Nome limpo

Mesmo com as desconfianças, a implantação da plataforma de análise de crédito é vista como vantajosa para os setores econômicos, sobretudo para os chamados “birôs de crédito”, como SPC e Serasa, Boa Vista e Quod. Nesta primeira fase, apenas as informações relacionadas a bancos foram disponibilizadas.

Segundo a diretora de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, Lola Oliveira, a modalidade representa um avanço notório em relação ao método anterior, que tinha como base apenas o histórico negativo do consumidor. Outra expectativa do serviço está no auxílio à recuperação de até 45% da parcela brasileira em situação de endividamento.

Como consultar o score (pontuação) do novo Cadastro Positivo?
O consumidor que deseja verificar sua nota, deve acessar o site Serasa Consumidor e informar os seguintes dados:
CPF;
Nome Completo;
Data de Nascimento;
E-mail (para validação do cadastro via mensagem de e-mail);
Número de telefone (para validação do cadastro via SMS).
Importante: em alguns casos, será exigida a confirmação cadastral por meio de envio de uma fotografia no formato selfie, juntamente com fotos dos documentos.