Poucos dias após o governo estadual liberar o uso de máscaras em locais abertos, agora foi a vez da Prefeitura de Salvador anunciar outra flexibilização. A assessoria de comunicação do órgão informou, nesta terça-feira (5/4), que agora é facultativo utilizar o assessório em uma série de locais.

Fica a critério pessoal o uso da máscara em comércios de rua, academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, cursos livres, autoescolas, construção civil, praias, parques públicos, clubes sociais recreativos e esportivos, centros e espaços de convenções, circos, parques temáticos e de diversões e estádios de futebol. Os funcionários públicos do município também poderão trabalhar sem a barreira de proteção nas repartições.

Segundo a assessoria, a medida foi publicada no Diário Oficial, mas a redação Aratu On encontrou apenas uma revogação de decretos anteriores.

Há ainda uma restrição aos locais onde for oferecida comida. “Recomenda-se que nos eventos que forem disponibilizada alimentação com serviço de buffet, os organizadores disponibilizem funcionários, utilizando os EPIs adequados, como avental e touca, para servir os convidados”, diz a medida.

A medida também se altera caso o restaurante seja self service. “Recomenda-se que nos eventos em que for disponibilizado buffet com autosserviço realizado pelos convidados, deve haver um funcionário, utilizando os EPIs adequados no início da mesa ou dos expositores com alimentos, para orientar e higienizar as mãos dos convidados com álcool a 70%. Durante o autosserviço, as pessoas devem utilizar luvas descartáveis”, decreta.

AratuOn