Desde a madrugada desta sexta-feira (31), uma grande operação da Polícia Civil está em curso no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. A ação tem como objetivo combater o crime organizado na região, dominada pela facção Comando Vermelho.

Confrontos entre os policiais e criminosos foram registrados já nesta madrugada. Em um dos momentos de maior tensão, bandidos arremessaram uma granada contra os agentes de segurança. Ninguém ficou ferido.

Durante a operação, uma família foi feita refém dentro de uma residência na região, mobilizando equipes da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que atuam na negociação para a libertação das vítimas. A situação é considerada crítica, já que o local é cercado por comércios e residências, aumentando o risco para a população.

A ação conta com mais 160 policiais, divididos em cerca de 40 equipes, que cumprem mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de tráfico de drogas e homicídios. A operação da Polícia Civil ocorre por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), com o apoio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o Departamento de Inteligência Policial (DIP), e a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), sob o comando do delegado Artur Galas.

As investigações que resultaram na operação, contaram com meses de monitoramento e análise de informações, permitindo identificar os suspeitos e as atividades ilícitas.

A ação segue em andamento, e a polícia deve divulgar mais informações sobre o balanço da ação nas próximas horas. Durante o cumprimento dos mandados, materiais estão sendo apreendidos e encaminhados para para a 28° DT