Transmissor da febre oropouche marca presença em sete cidades nordestinas

Cerca de 122 casos de febre Oropouche foram confirmados em ao menos seis cidades do estado do Ceará, na semana passada. Todos eles são da região do Maciço do Baturité. A lista contempla as localidades de: Aratuba (32); Pacoti (29); Mulungu (26); Capistrano (12); Redenção (20); e Palmácia (03).

Publicidade

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o evento é ‘atípico’, pois a doença não é considerada endêmica no estado, segundo informações divulgadas pelo portal g1.

A Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) confirmou o primeiro caso no dia 21 de junho de 2024. A víitma foi um paciente de 53 anos, sexo masculino, residente na zona rural do município de Pacoti.

Ainda conforme o boletim epidemiológico da febre do Oropouche, gerada pelo mosqito maruim, pólvora ou ‘polvinha’ divulgado pela secretaria, aproximadamente 59 (56,5%) dos 122 casos confirmados são do sexo masculino. Já a faixa etária é de 14 a 79 anos.

A espécie do mosquito integra o gênero Culicoides, que já acumula mais de 525 espécies identificadas no Brasil. O inseto é pequeno e costuma, em suas ações, picar, mas não ser visto pelas pessoas.

BNews