Cerca de 122 casos de febre Oropouche foram confirmados em ao menos seis cidades do estado do Ceará, na semana passada. Todos eles são da região do Maciço do Baturité. A lista contempla as localidades de: Aratuba (32); Pacoti (29); Mulungu (26); Capistrano (12); Redenção (20); e Palmácia (03).
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o evento é ‘atípico’, pois a doença não é considerada endêmica no estado, segundo informações divulgadas pelo portal g1.
A Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) confirmou o primeiro caso no dia 21 de junho de 2024. A víitma foi um paciente de 53 anos, sexo masculino, residente na zona rural do município de Pacoti.
Ainda conforme o boletim epidemiológico da febre do Oropouche, gerada pelo mosqito maruim, pólvora ou ‘polvinha’ divulgado pela secretaria, aproximadamente 59 (56,5%) dos 122 casos confirmados são do sexo masculino. Já a faixa etária é de 14 a 79 anos.
A espécie do mosquito integra o gênero Culicoides, que já acumula mais de 525 espécies identificadas no Brasil. O inseto é pequeno e costuma, em suas ações, picar, mas não ser visto pelas pessoas.
BNews