A circulação de ônibus em três bairros de Salvador está suspensa desde segunda-feira (16), devido ao clima de insegurança na região. Os bairros de Valéria, Vista Alegre e Lagoa da Paixão estão sem transporte público regular, forçando moradores a caminhar até as entradas das localidades para conseguir pegar ônibus, que agora seguem direto pela Estrada do Derba, sem entrar nos bairros.

O trajeto dos ônibus também foi alterado em Fazenda Coutos. Embora ainda entrem no bairro, os veículos agora evitam passar pela frente da Lagoa da Paixão, Valéria e Vista Alegre, circulando apenas pela Avenida Suburbana.

Essa mudança no itinerário dos coletivos foi motivada por protestos ocorridos na região após a morte de Wendel de Aragão Pinto Ferreira dos Santos, de 18 anos. Wendel foi baleado pela Polícia Militar enquanto andava de motocicleta no domingo (15), na Lagoa da Paixão, e faleceu nesta segunda-feira (16), no Hospital do Subúrbio. Outro jovem, também atingido, já recebeu alta. Durante o protesto, populares tentaram atravessar um ônibus na Estrada do Derba, o que agravou a situação de insegurança.