O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou apoio à permanência do TikTok no país. Em entrevista à Bloomberg, ele afirmou que o aplicativo promove a competição no setor de redes sociais.
Eu defendo o TikTok porque é preciso ter competição. Se você não tem o TikTok, você só tem o Facebook e o Instagram”, enfatizou Trump.
Em contraste, o atual presidente Joe Biden sancionou, em abril, uma lei que pode resultar no banimento do TikTok nos EUA, obrigando a ByteDance, empresa chinesa proprietária da plataforma, a vender suas operações no país dentro de nove meses.
Fontes ligadas à Reuters indicaram que a ByteDance prefere encerrar as operações do TikTok nos EUA a vendê-lo para uma empresa estrangeira. Atualmente, a rede social possui cerca de 170 milhões de usuários no país.
Em resposta à nova legislação, o TikTok processou o governo dos EUA em maio, alegando que a lei viola a Constituição e o princípio da liberdade de expressão.
A controvérsia em torno do TikTok começou durante o mandato de Trump, que inicialmente era contra o aplicativo devido a preocupações de segurança nacional, suspeitando que o TikTok compartilhava dados de usuários com o governo chinês.
No entanto, Trump recentemente criou uma conta no TikTok, acumulando rapida