Usar remédios com ibuprofeno e codeína por períodos prolongados ou em dose maior que a recomendada pode provocar problemas renais (afetar a saúde dos rins) no paciente e, em casos extremos, levar à morte. É o que alertou o Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) na última sexta-feira (30).

Em comunicado, a agência europeia também afirmou que a combinação prolongada dos remédios pode tornar o paciente dependente. “O uso repetido de codeína com ibuprofeno pode levar à dependência (vício) e abuso devido à codeína”, pontua.

Para chegar a estas conclusões, a EMA explica que “o comitê revisou vários casos de toxicidades renais, gastrointestinais e metabólicas que foram relatados em associação com casos de abuso e dependência de codeína com combinações de ibuprofeno, alguns dos quais foram fatais”.

Por que o uso prolongado de ibuprofeno e codeína é perigoso e pode ser mortal?

Vale explicar que o ibuprofeno é um anti-inflamatório, enquanto a codeína é um opioide (remédios com efeitos analgésicos e sedativos). De forma geral, as medicações juntas potencializam o alívio da dor e, dependendo da legislação local, podem ser compradas sem prescrição médica — sem receita.

“Quando tomado em doses superiores às recomendadas ou durante um período prolongado, a codeína com ibuprofeno pode causar danos nos rins, impedindo-os de remover adequadamente os ácidos do sangue para a urina (acidose tubular renal)”, afirma a EMA.

“O mau funcionamento do rim também pode causar níveis muito baixos de potássio no sangue (hipocalemia), que por sua vez pode causar sintomas como fraqueza muscular e tontura”, acrescenta. Agora, as duas complicações — e os casos raros de óbitos — devem ser incluídos nos efeitos colaterais da combinação.

Agência orienta que os remédios sejam prescritos com novas orientações

Diante da descoberta, a agência europeia planeja uma série de medidas para conscientizar sobre os riscos do uso prolongado de ibuprofeno e codeína. “Os pacientes devem ser aconselhados a consultar seu médico se quiserem usar codeína com ibuprofeno por mais tempo do que o recomendado e/ou em doses superiores às recomendadas”, recomenda inicialmente.

Como alguns desses medicamentos não precisam de receita para a compra, o comitê orienta que a obrigatoriedade da prescrição médica “seria a medida de minimização de risco mais eficaz para mitigar os danos associados ao abuso e dependência destes produtos”.

Fonte: EMA