Milhares de estudantes farão as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 neste domingo (3), em todo o Brasil. Somente na Bahia, são 449.528 candidatos. Os portões estarão abertos das 12h às 13h. Na capital baiana, um esquema especial de transporte público foi montado para atender os participantes.
De acordo com a Secretaria da Educação da Bahia (SEC), os alunos da rede estadual de ensino terão acesso gratuito ao metrô nos dias de prova (3 e 10 de novembro), tanto em Salvador quanto em Lauro de Freitas.
Para embarcar no transporte metroviário de forma gratuita, os estudantes deverão passar pela catraca exclusiva disponibilizada nas estações e apresentar ao funcionário da concessionária o comprovante de inscrição no Enem e um documento de identidade com foto.
Além disso, a Secretaria de Mobilidade (Semob) reforçou as linhas de ônibus de Salvador, no período entre 10h e 18h. Neste domingo (3), serão 146 coletivos a mais na frota. As linhas que atendem as estações da Lapa, Mussurunga, Pirajá e os terminais de Águas Claras e Acesso Norte terão a frota incrementada.
O funcionamento do BRT será das 5h às 23h10, com reforço na frota reguladora. Serão quatro veículos direcionados à Estação Rodoviária, que poderão ser utilizados pela equipe de fiscalização quando houver necessidade para atender a demanda das linhas. Já o Plano Inclinado Gonçalves vai funcionar das 9h às 15h, e a Travessia Ribeira-Plataforma, das 7h às 19h.