De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em junho do ano passado, por volta de 63% da população brasileira está enfrentando algum tipo de problema financeiro. Mais da metade desses cidadãos brasileiros ainda afirmaram que não conseguiram renda o suficiente para cobrir todos os custos da família.

Estes dados são muito preocupantes e mostram a realidade de um Brasil que não provém recursos o suficiente para seus habitantes. Quando estes momentos de aperto financeiro acontecem, os brasileiros buscam uma maneira para conseguir arcar com as despesas. Afinal, ficar com dívidas no Brasil pode apresentar consequências ruínas para os cidadãos.

Muitas das vezes, portanto, os habitantes do país se voltam para os cartões ou concessões. Uma modalidade bastante popular no país é o empréstimo consignado. Entenda!

Confira todas as vantagens. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Cidadãos brasileiros dependentes de empréstimos

Como já estabelecemos antecipadamente, os cidadãos do nosso país, mesmo em momentos de dificuldade, tentam encontrar maneiras para arcar com as suas despesas. Uma vez que sabemos que o valor de um salário mínimo não é suficiente para manter uma família brasileira, não é nenhuma surpresa que os brasileiros tenham que se voltar para o crédito para não correr o risco de entrar em inadimplência.

Uma solução comum para problemas desse tipo são os subsídios. Um empréstimo caracterizado por um financiamento que pode ser realizado por meio de uma instituição financeira, como os bancos brasileiros. Por meio de um empréstimo, uma pessoa física ou jurídica pode obter uma quantia financeira “emprestada” com o banco.

Após obter esse crédito, a pessoa deve então realizar pagamentos mensais para pagar o valor que obteve através da instituição. Esses pagamentos, entretanto, são feitos com o acréscimo de juros. Atualmente, mais de 50% da população brasileira pede empréstimos para conseguir pagar todas as suas dívidas.

Uma modalidade de empréstimo que atrai os brasileiros é o empréstimo consignado, mas é preciso ter cautela na hora de contratar.

Veja também: Novo CARTÃO de crédito com limite de R$ 2 MILHÕES surpreende brasileiros; veja quem pode contratar

O que é o empréstimo consignado? Vale a pena pedir?

Se 53% da população do Brasil efetuando pedidos de empréstimos nos bancos brasileiros, o percentual de pessoas que pedem a modalidade do empréstimo consignado não deve surpreender. Em sua totalidade, 40% dos cidadãos brasileiros conseguiram algum tipo de empréstimo em instituições financeiras através do consignado.

Para quem ainda não conhece muito bem esse conceito, vamos tentar explicar brevemente como funciona essa categoria em específico. Um empréstimo consignado, ou crédito consignado, é uma espécie de empréstimo onde as parcelas que devem ser pagas à instituição que se pediu a quantia, são descontadas diretamente do conta do cliente.

Esse desconto pode ser feito de diferentes formas, por meio da folha de pagamento ou até mesmo de benefícios trabalhistas que a pessoa pode receber. Mas, é realmente satisfatório para um indivíduo realizar esse tipo de financiamento?

Bem, vai depender bastante da situação de cada pessoa. É preciso considerar algumas coisas antes de decidir pela contratação. Por exemplo, se as parcelas a serem pagas para retornar o valor inteiro ao banco, incluindo os juros a serem cobrados, são acessíveis para o indivíduo.

Além disso, é preciso reconhecer se há de fato necessidade de pedir o empréstimo e se o financiamento pode conter condições especiais, como juros mais baratos.

Se a resposta para todos esses questionamentos for sim, então é válido seguir em frente com o empréstimo consignado. Entretanto, atenção! Se você desconfiar, mesmo que à distância, que não irá conseguir arcar com os pagamentos, não peça o empréstimo!