O câncer de pele é o tumor mais diagnosticado no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom quando ele é detectado em fase inicial. No entanto, para isso, é necessário saber os reconhecer os sinais da doença e estar vigilante às mudanças do corpo.

A observação de manchas e sinais na pele – conhecido como sistema ABCDE – é imprescindível para identificar a possibilidade de um tumor. “O método consiste em analisar assimetria, bordas, cores, dimensões e evolução de lesões”, afirma o oncologista Márcio Almeida, da Oncoclínicas Brasília.

Mas, além da pele, esse tipo de câncer pode aparecer em lugares inusitados, como as unhas e os olhos. “Estar atento às mudanças no corpo e buscar atendimento médico para investigá-las é muito importante. Quem pode suspeitar primeiro é o próprio paciente”, afirma o especialista.

O oncologista dá exemplos de locais menos comuns onde o câncer de pele pode aparecer:

1. Na sola do pé

Apesar de não ser uma área de muita exposição solar, o câncer de pele pode se apresentar na sola do pé como uma ferida. Se há uma lesão que nunca cicatriza, mesmo que não necessariamente provoque dor, é necessário investigar a causa.

2. Embaixo da unha

“Caso a pessoa apresente uma mancha marrom, azul ou preta no formato de uma faixa, que vá desde o início até a ponta da unha, é imprescindível buscar um dermatologista. O profissional fará exames para se há um tumor no local”, diz Almeida.

3. Lábios

Há um tipo de câncer chamado melanoma de mucosa, que pode acometer os lábios, ele geralmente se manifesta como uma lesão escura que chama a atenção e, por isso, costuma ser identificado ainda no início. O mesmo câncer pode aparecer nas palpébras.

4. Órgãos genitais

O carcinoma espinocelular – um tipo de câncer de pele – é mais comum nas partes do corpo expostas ao sol, mas também pode aparecer nos órgãos genitais. De maneira geral, os sinais mais frequentes são lesões ou nódulos avermelhados nos órgãos genitais.

5. No olho

“O melanoma ocular é raro e pode acometer a íris ou a camada que recobre o globo ocular. Ele pode se manifestar por meio de inchaço, vermelhidão e até sangramento. Pessoas de olhos claros possuem maior risco de desenvolver esse câncer”, afirma o oncologista.

Fonte: Metrópoles