Veja porque você não deve usar coque no cabelo diariamente; alerta especialistas

Fazer coques todos os dias pode causar sérios problemas de saúde. Existem duas principais: alopecia por tração e dor cervical, com possíveis complicações. Entenda melhor a situação e descubra o que fazer para evitar o problema.

Antes de mais nada, é preciso entender que o problema ocorre quando há excesso. Ou seja, usar o penteado uma vez ou outra não é problema, só se for todos os dias. Segundo a neurologista Valéria Muoio , os músculos do pescoço e da têmpora são os que mais sofrem a cada dia com os cabelos presos. E para isso, quando o tempo, a dor e o desconforto forem quase certos. Além disso, o coque prejudica a ergonomia, pois para não estragar o penteado, a pessoa evita apoiar a cabeça na cadeira, por exemplo, seja homem ou mulher.

Veja os riscos

Consequentemente, você terá uma inclinação para frente, causando ainda mais tensão naquele mesmo músculo, já alongado. Como resultado, ainda mais dor, mudanças nos ossos – para se adaptar – e inflamação na região, que também podem levar a fortes dores de cabeça.

Para amenizar isso, algumas pessoas optam por usar o coque lateral, puxando o cabelo apenas para um lado da cabeça. Mas é como virar a cabeça assim, evitando estragar o pãozinho. Como resultado, acabará gerando um desequilíbrio muscular, levando a problemas como dores no pescoço, síndromes facetárias e complexos de subluxação espinhal.

Outro problema comum para quem usa coques justos todos os dias é a alopecia por tração. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia do RJ ( SBDRJ ), a alopecia por tração é a queda de cabelo causada por tração excessiva, repetida e prolongada. Ou seja, queda de cabelo causada por tensão excessiva nos fios, como ocorre nesse tipo de coques, se forem feitos diariamente.

Isso provoca, inicialmente, certo “desconforto, vermelhidão, escamas e manchas de pus”, evoluindo para uma perda temporária ou definitiva dos cabelos, devido à cicatriz gerada no folículo. Para evitar isso, o ideal é variar entre cabelos soltos e presos, nunca colocando muita tensão. Penteados altos também são uma boa opção, para não prejudicar a ergonomia. Basta um pouco de atenção aos detalhes e sua saúde agradecerá.

Informe Brasil