VERÃO em agosto? Saiba o que está fazendo o Brasil ter TEMPERATURAS próximas de 40ºC

 

Os brasileiros certamente já perceberam que o verão parece ter sido antecipado em virtude das temperaturas mais altas que estão sendo observadas nos últimos dias. Diante desta situação fica a dúvida sobre o que está acontecendo com o clima, tendo em vista que geralmente neste período do ano estamos vivenciando o inverno por aqui.

Os meteorologistas explicam o que pode estar por trás da mudança brusca de temperatura em várias partes do país e apontam que um fenômeno climático está contribuindo para isto. A previsão também revela os estados brasileiros que mais devem sentir os impactos ao longo dos próximos dias.

Vamos conferir ainda o recorde de calor e entender o comportamento climático, bem como a virada no tempo. Já adiantamos que são dois fatores principais que explicam a temperatura estar atingindo marcações próximas dos 40ºC, o que normalmente só acontece durante o período de maior intensidade do verão no hemisfério sul.

VERÃO em agosto? Saiba o que está fazendo o Brasil ter TEMPERATURAS próximas de 40ºC
A onda de calor vai chegar com força em estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por que o inverno está com temperaturas de verão?

As altas temperaturas que estão sendo registradas no inverno tiveram início na segunda-feira (21), em boa parte do Brasil, e devem se estender pelos próximos dias, atingindo valores que não comuns para esta época do ano. De acordo com os meteorologistas, existe uma explicação para isto que envolve dois fatores principais.

O primeiro motivo é o fenômeno El Niño e o outro é o aquecimento global, ambos juntos causam um superaquecimento do planeta. Mas engana-se quem pensa que é algo novo que está acontecendo pela primeira vez neste ano, há relatos de outros meses de agosto que foram igualmente quentes, como em 2016. Na ocasião, o Brasil também estava sob a influência do El Niño e teve a maior temperatura registrada, de 41,9ºC na cidade de Caxias, no Maranhão.

Os especialistas afirmam que é difícil dizer se o aumento da temperatura no inverno é algo comum ou não. É uma análise relativa, que depende dos sistemas meteorológicos atuantes no momento. Diante da aproximação de uma frente fria, é comum ter uma elevação da temperatura, que tende a cair após a sua passagem.

Estados que estão mais quentes

A temperatura típica do verão em pleno inverno é algo que está acontecendo em boa parte do Brasil, com alguns estados mais propensos a registrarem mais de 40ºC durante esta semana. São os seguintes estados: Piauí, Maranhão, Tocantins, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, as temperaturas máximas registraram uma média de 27ºC do dia 1º até 22 de agosto, o que é 2,5ºC a mais do que a média considerada normal para está época do ano. A média de temperaturas mínimas também foi superior, ficando em 15,7ºC, o que é 2,4ºC acima do habitual.

As ondas de calor são observadas todos os anos no Brasil, mas geralmente elas ocorrem durante a primavera, nos meses de setembro e outubro. A temperatura máxima em agosto já é a segunda ou terceira maior do ano em Mato Grosso, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Goiás.