Vídeo: Aglomeração é flagrada em frente ao Shopping da Bahia em segundo dia de reabertura

Apesar das recomendações de distanciamento social, várias pessoas estão se aglomerando em frente ao Shopping da Bahia, na Avenida Tancredo Neves, na noite deste sábado (25). No vídeo enviado, é possível ver pessoas sem máscara consumindo produtos das barracas de ambulantes da região.

Hoje é o segundo dia da fase 1 do protocolo de reabertura planejado pela prefeitura de Salvador, em conjunto com o governo do estado. Os shoppings integram a lista dos estabelecimentos que voltaram a funcionar desde a sexta-feira (24).

Na manhã do primeiro dia de reabertura, o prefeito ACM Neto pediu colaboração da população de Salvador para cumprir as orientações de combate ao novo coronavírus.

“Pedimos paciência nesse começo, porque a cidade é muito grande, precisamos contar com cada cidadão, cada um ser fiscal, vamos estar abertos para receber qualquer denúncia. […] Não é hora de ir para shopping por diversão e lazer, é hora de comprar o que é preciso e voltar para casa. Essa é a forma segura”, destacou o prefeito.

A reabertura

Shoppings, centros comerciais e semelhantes, comércio de rua acima de 200 m², templos religiosos e igrejas, drive in podem reabrir. Os shoppings irão funcionar de segunda à sábado – 12h às 20h. Após horário de pico para não gerar confusão no transporte público. Praças de alimentação só em delivery ou take away. áreas comuns – 1 pessoa / 9m². lojas 1/5m². Estacionamento 50% das vagas. Tudo deve ser controlado e portas fechadas. Haverá testagem inicial e a cada 21 dias. Será obrigatório também o uso de máscara e afastamento, proibição de eventos presenciais.

Comércio de rua – segunda a sexta – 10h às 16h. 1 pessoa 9m². 50% do estacionamento acima de dez vagas. Atendimento prioritário para grupos de risco

Templos e igrejas – 10h às 20h. Segunda a sábado. Domingo sem restrição de horário. 20% da capacidade do salão ou 50 pessoas. Proibidas escolas, aulas e reuniões. fechados para crianças.

Drive-in – eventos com autorização prévia, exclusivamente dentro de veículos fechados. Alimentação nos veículos; lotação do estacionamento com mínimo de 1,5 metro de distância entre veículos. Ingressos exclusivamente online. Haverá pagamentos de alimentos online e banheiros com fila virtual.