Vídeo: emocionado, lojista faz apelo ao prefeito ACM Neto pedindo reabertura de shoppings; “luz no fim do túnel”

O empresário Adelmo Filho fez um apelo emocionado ao prefeito ACM Neto (DEM), pela reabertura dos shoppings de Salvador, na manhã desta segunda-feira (13/7), durante evento de inauguração da nova via que liga a Orla à Avenida Paralela. Ele é dono de uma hamburgueria localizada no Salvador Shopping.

“Eu te peço, prefeito, por favor, pelos meus filhos. Eu não sei mais o que faço para pagar minhas contas e conseguir manter meus empregados. No shopping é possível ter um controle maior do que na Feira de São Joaquim”, desabafou. O momento foi gravado por um colega e as imagens circularam nas redes sociais.


Ao Aratu On, Adelmo explicou que, quando soube que o prefeito estava próximo à sua casa, decidiu tentar conversar com o gestor. “Foi uma atitude desesperada, estamos todos atordoados. Vamos completar 120 dias parados e, nesse período, eu fiquei batendo muito nessa tecla nos meus perfis, mas não estava me fazendo bem. Eu pude dizer ali que não concordava com algumas ações da Prefeitura, ele reconheceu em partes e também me explicou o lado dele”.

Neto afirmou entender a preocupação dos empresários, mas reforçou que a liberação acontecerá apenas com a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) abaixo de 75%, conforme especificado no plano de retoma das atividades econômicas divulgado na última semana, e que espera que a porcentagem seja atingida semana que vem. Nesse caso, as atividades retornariam sob uma série de medidas cautelosas. Os shoppings irão funcionar de segunda a sábado, das 12h às 20h, escalando os horários para escapar dos momentos de pico. Além disso, os funcionários seriam submetidos à testagem antes da volta ao trabalho.

Ainda segundo Adelmo, o prejuízo total não foi contabilizado por ele, mas o empresário critica a falta de apoio à categoria. “Desde o início da quarentena não discutiram ações efetivas para nós. Tenho amigos com depressão, outros que já demitiram mais de 400 funcionários e decidiram segurar depois que viram meu vídeo. A reação do prefeito, hoje, foi uma luz no fim do túnel. Não sei se voltar é o melhor, mas se não voltarmos, vamos quebrar com certeza”, completou.

O próprio prefeito ACM Neto postou o vídeo do empresário em suas redes sociais. Na publicação, ele disse que a conversa o “sensibilizou bastante. Além disso, o prefeito afirmou que ele “mais do que ninguém, deseja ser porta-voz de boas notícias para Salvador”.

neto

CONFIRA A ÍNTEGRA:

Hoje, no fim da manhã, conversei com um comerciante que me sensibilizou bastante, assim como outros tantos com quem falo diariamente. Podem ter certeza que eu, mais do que ninguém, desejo ser porta-voz de boas notícias para Salvador. É por isso que a Prefeitura e o Governo do Estado prepararam um plano de retomada baseado em critérios técnicos e científicos. A nossa previsão é que, nos próximos dias, a taxa de ocupação de leitos chegue a 75%, permitindo que a reabertura das atividades comerciais aconteça com cautela e segurança. Sei das dificuldades de cada um e das consequências que a crise trouxe para a maioria das pessoas de nossa cidade e é por isso que, desde o início, tenho mantido diálogo permanente com trabalhadores, empresários e com os setores mais afetados pela crise. Vocês são testemunhas do quanto temos lutado para minimizar as consequências do coronavírus com muito trabalho, sensibilidade, espírito público e, principalmente, focando na preservação de vidas. Tenho certeza que, muito em breve, poderemos dizer que, juntos, superamos mais um desafio.

AratuOn